Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Servidores públicos de todo Brasil aderem a greve geral contra reforma administrativa

De acordo com sindicatos, PEC retira direitos e acaba com estabilidade

18/08/2021 às 19:55 por Redação Plox

Servidores públicos municipais, estaduais e federais aderiram hoje (18), em várias cidades do Brasil, a uma manifestação nacional contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32 de 2020, que institui a reforma administrativa.

Articulada por entidades representativas de várias categorias de servidores públicos, a greve geral tem atos marcados em 21 capitais. Além do desacordo com o texto da PEC 32/2020, que tramita na Câmara dos Deputados e pode ser votada ainda neste mês, manifestantes e entidades reivindicam o auxílio emergencial no valor de R$ 600, a diminuição do desemprego, a ampla e irrestrita vacinação contra covid-19 em todo o Brasil e a imediata interrupção dos processos de desestatização do governo, como o dos Correios.

Reforma administrativa

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou, em julho deste ano, de debates sobre o projeto na comissão de deputados que discute o tema. “Não existe nenhum dogmatismo do nosso lado. O principal motivo da nossa reforma é garantir a melhoria, a modernização e a qualidade do serviço público brasileiro. De outro lado, sabemos que devemos fazer isso de maneira eficiente, justamente para impedir a obsolescência dos quadros da administração pública”, disse o ministro na ocasião. Procurado pela reportagem, o Ministério da Economia afirmou que não fará comentários sobre as críticas à PEC 32/2020 e as manifestações de hoje.

Segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT) - uma das articuladoras da greve geral - a PEC 32 “retira totalmente a proteção dos trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público.”

Segundo informa, em nota, o site da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), profissionais que não atuam no serviço público também foram mobilizados para atos relativos à greve geral. Funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Caixa também aderiram ao movimento.

Greve dos Correios

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) também anunciou paralisação por tempo indeterminado. Em comunicado, a federação afirma que aderiu ao movimento para negociar “melhorias das condições de trabalho e reajuste salarial, além de exigir o fim do sucateamento da empresa e do projeto do governo de entregar os Correios para o setor privado.”

Conforme o Ministério das Comunicações, o objetivo da privatização dos Correios é dar maior agilidade e eficiência ao setor postal e melhorar os serviços prestados à população.

A Câmara aprovou, em 5 de agosto, o Projeto de Lei (PL) 521/21, que trata da privatização dos Correios.

Em nota, os Correios afirmaram que os serviços postais e de entrega de encomendas seguem funcionando sem intercorrências. "A empresa continua garantindo todos os benefícios aos empregados, de acordo com a legislação e com as cláusulas do último Acórdão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) 2020/2021". A empresa explicou que ainda trabalha para cobrir prejuízos acumulados e arcar com gastos emergenciais, e fez um apelo para que os funcionários mantenham os compromissos fixados durante as últimas negociações. "Os Correios permanecem à disposição para celebrar o Acordo Coletivo para, assim, continuar prestando seus serviços essenciais à população, com compromisso e responsabilidade."

Compartilhar a notícia

Veja também
tjmg.jpg
GERAL

Coronavírus: Justiça de Minas Gerais se prepara contra epidemia

Serão realizadas campanhas sobre como evitar a doença e sobre o que fazer se aparecerem sintomas

GERAL

Argentino é condenado por matar mais de 100 pinguins com retroescavadeira

Sentença impõe regras e marca precedente na proteção ambiental na Patagônia argentina.

Em estratégia para combater o crime, ministra sugere registrar traficantes como autônomos para arrecadar contribuição social
GERAL

Em estratégia para combater o crime, ministra sugere registrar traficantes como autônomos para arrecadar contribuição social

Proposta inclui cobrança de tributos e bloqueio de benefícios sociais para condenados por tráfico de drogas

Cachorro caminha 12km para se despedir do dono em cemitério de MG
GERAL

Cachorro caminha 12km para se despedir do dono em cemitério de MG

Nick, um cão caramelo, surpreendeu ao aparecer no funeral do tutor, mesmo nunca tendo visitado o local antes

para você
 | Foto: João Paulo Lima / Instagram / Reprodução / CP
FAMOSOS

Live solidária Uai-Tchê reúne cantores mineiros em prol do Rio Grande do Sul

Artistas de Minas Gerais se unem em transmissão ao vivo para arrecadar fundos e apoiar vítimas das enchentes no Sul

do val
POLíTICA

Partido abre procedimento disciplinar contra deputado Arthur do Val após falas sexistas

"São fáceis, porque elas são pobres", disse o deputado referindo-se as ucranianas refugiadas da guerra

WhatsApp-Image-2019-07-29-at-15.51.jpg
POLíCIA

Motorista assassinado no Vale do Aço tinha passagem pela PM

Atletas pressionam por permanência da Lei de Incentivo ao Esporte
ESPORTES

Atletas pressionam por permanência da Lei de Incentivo ao Esporte

Documento com mais de 5,5 mil assinaturas foi entregue ao presidente Lula e à Câmara em data simbólica para o esporte