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Na China e na Coreia do Sul, empresas e o governo estão banindo carros elétricos de entrar em garagens subterrâneas

A decisão, divulgada pela agência Radio Free Asia, reflete preocupações crescentes sobre a segurança desses automóveis em ambientes fechados.

18/09/2024 às 22:37 por Redação Plox

Empresas localizadas na província de Zhejiang, no sul da China, estão implementando restrições ao estacionamento de veículos elétricos (VEs) em garagens subterrâneas, citando o risco de combustão espontânea. Hotéis de luxo em cidades como Hangzhou e Xiaoshan foram os primeiros a adotar essa medida após uma série de incêndios envolvendo veículos elétricos. A decisão, divulgada pela agência Radio Free Asia, reflete preocupações crescentes sobre a segurança desses automóveis em ambientes fechados.

Foto: Bombeiros de Nova Gales do Sul da Austrália/Divulgação

Segundo um gerente de segurança de um dos hotéis afetados, a decisão foi motivada pelas características dos incêndios em veículos elétricos e pela limitada capacidade de combate ao fogo em estacionamentos subterrâneos. Placas foram instaladas para instruir os motoristas de veículos elétricos a estacionarem em vagas ao ar livre, uma medida confirmada por um usuário da rede social X.

Coreia do Sul segue a China com restrições semelhantes

As preocupações com a segurança de veículos elétricos não se limitam à China. Na Coreia do Sul, após um incêndio em um Mercedes-Benz EQE, as autoridades de Seul impuseram restrições ao acesso de veículos elétricos a garagens subterrâneas. Agora, os carros só podem entrar nesses espaços com menos de 90% de carga e não podem ser recarregados além de 80% em estações públicas.

A situação na China também é alarmante. Em Guangzhou, um incêndio causado por uma falha na bateria de um veículo elétrico atingiu três carros e várias bicicletas elétricas em agosto. Relatórios apontam que entre abril e maio ocorreram pelo menos 11 casos de combustão espontânea de VEs na cidade de Hangzhou.

Brasil começa a discutir medidas de segurança para veículos elétricos

No Brasil, discussões sobre a regulamentação da segurança de veículos elétricos em estacionamentos fechados começaram em 2024. Em abril, o Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo propôs normas para evitar a propagação de incêndios em baterias de veículos elétricos. Entre as recomendações, destaca-se a necessidade de um espaçamento mínimo de cinco metros entre as vagas destinadas a esses veículos.

Outras sugestões incluem a instalação de barreiras físicas entre os carros e sistemas de detecção de fumaça com sprinklers automáticos, medidas que visam melhorar a segurança diante da crescente adoção de veículos elétricos no Brasil. O país se consolidou como o maior importador de carros elétricos fabricados na China, intensificando a necessidade de normativas de segurança adequadas.

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