Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

EUA limitam circulação de Alexandre Padilha durante visita oficial

Ministro da Saúde só poderá se deslocar entre hotel e eventos da ONU em Nova York

19/09/2025 às 01:49 por Redação Plox

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, teve sua circulação restringida nos Estados Unidos após receber um visto diplomático para participar da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. A autorização, emitida pelo governo de Donald Trump, permite sua entrada no país, mas impõe limites rigorosos quanto à movimentação na cidade.

Imagem Foto: Agência Senado


Padilha, que integra a comitiva brasileira enviada ao evento internacional, recebeu o visto G2, categoria destinada a autoridades estrangeiras em missão oficial. Contudo, segundo fontes do governo brasileiro, o documento impõe uma condição específica: o ministro deve se manter dentro de um perímetro de cinco quadras, com deslocamentos restritos ao trajeto entre o hotel e os locais de reuniões das organizações internacionais.


A limitação também se estenderia a familiares que eventualmente acompanhassem o ministro na viagem. A missão permanente do Brasil na ONU foi informada da restrição nesta quinta-feira (18), mesmo dia em que o visto foi concedido.


Motivos para a restrição


Segundo informações apuradas pelo Estadão, a medida foi motivada pela atuação de Padilha no acordo firmado entre Brasil e Cuba durante o governo Dilma Rousseff, que viabilizou a vinda de profissionais de saúde cubanos para o programa Mais Médicos. Em agosto, os Estados Unidos já haviam cancelado os vistos da esposa e da filha do ministro.


Antes da concessão do novo visto, o documento anterior de Padilha já estava vencido, o que o colocava fora do alcance de sanções diretas até então. Agora, apesar da nova autorização, sua presença nos EUA será acompanhada de perto.


Agenda internacional pode ser mantida


Apesar da restrição, a presença do ministro nas reuniões da ONU e na Conferência da Organização Pan-Americana de Saúde, prevista para a próxima semana, não está descartada. De acordo com o Ministério da Saúde, Padilha ainda avalia sua participação, pois também precisa acompanhar a tramitação da Medida Provisória do programa Agora tem Especialistas no Congresso.


Questionado no início da semana sobre a polêmica envolvendo o visto, Padilha reagiu com ironia. “Tô nem aí”, disse, citando trecho de uma música da cantora Luka.

Compartilhar a notícia

Veja também
Lula retorna a Minas e anuncia investimentos em Mariana e Contagem
POLíTICA

Lula retorna a Minas e anuncia investimentos em Mariana e Contagem

Presidente desembarca em Minas pela quarta vez no ano para tratar de obras com recursos da tragédia de Mariana e entregar equipamentos agrícolas

senado.jpg
POLíTICA

Projeto que prevê punição para juízes e procuradores é aprovado pela Senado

Votação da medida gerou críticas de alguns senadores; texto estava parado na Casa há dois anos

Foto: Divulgação/MPO - 06.12.2023
POLíTICA

Brasil evita sanções internacionais com pagamento parcial de dívida

Governo federal quita R$ 2,4 bilhões em débitos com organismos internacionais, reduzindo riscos diplomáticos

Carla Zambelli se licencia da Câmara e Coronel Tadeu assume mandato
POLíTICA

Carla Zambelli se licencia da Câmara e Coronel Tadeu assume mandato

Deputada federal deixa o país e licença é registrada antes de decisão do STF que determinava bloqueio de seus vencimentos

para você
PMT
EDUCAçãO

Timóteo retoma aulas na próxima terça-feira

Inicialmente as atividades serão remotas com a distribuição de Blocos de Atividades para os alunos desenvolverem em casa

ECONOMIA

Queda nos preços: 43 alimentos ficaram mais baratos no último ano, apesar da alta na inflação

Mesmo com o aumento dos preços no setor alimentício, alguns produtos registraram redução; especialistas explicam impacto no orçamento das famílias

Foto: Reprodução vídeo
GERAL

Bombardeios intensificados em Gaza aumentam tensões entre Israel e Estados Unidos

Ataques israelenses em resposta ao Hamas elevam número de vítimas; pressão internacional por cessar-fogo se intensifica

Festival do Quiabo de Alpercata anuncia Os Barões da Pisadinha como atração
LAZER

Festival do Quiabo de Alpercata anuncia Os Barões da Pisadinha como atração

Grupo de piseiro se apresenta no dia 24 de maio na edição 2025 do festival