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Com o objetivo de incentivar a prática da escrita e preparar os alunos para os desafios do Exame Nacional do Ensino Médio, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), realizou na última quarta-feira, 17 de setembro, a quarta edição da Redação Enem MG de 2025.
Nesta nova aplicação, os estudantes se depararam com uma proposta temática que destacou o papel da participação estudantil nas avaliações externas. O foco dos textos motivadores esteve centrado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), buscando despertar a reflexão sobre a importância do engajamento nas provas aplicadas em nível nacional.
a quarta redação tem a perspectiva de avaliar a escrita, a argumentação e também serve como um processo de engajamento para o Saeb
A aplicação da redação foi acompanhada de um processo de correção em parceria com a Plataforma Enem MG, que também disponibilizou os resultados da edição anterior. Essa plataforma permite que estudantes e professores tenham acesso ao desempenho detalhado, com base nas cinco competências exigidas pelo Enem. Os dados do terceiro teste já estão disponíveis desde 28 de julho e englobam tanto os textos no formato dissertativo-argumentativo quanto as cartas argumentativas.
Uma das grandes mudanças dessa quarta edição foi a introdução do gênero dissertativo-argumentativo para os alunos do 1º ano do ensino médio e também para os estudantes do 1º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Antes, esses grupos produziam cartas argumentativas. A mudança foi motivada pelo amadurecimento dos alunos nas edições anteriores, o que permitiu unificar o formato das produções com os moldes do exame nacional.
A redação Enem MG, sendo aplicada desde o 1º ano do ensino médio garante aos alunos um período de tempo maior para desenvolver as habilidades e competências necessárias para realizarem o Enem", explicou.
O projeto Redação Enem MG segue alinhado à proposta de fortalecer a preparação dos estudantes, ao mesmo tempo em que estimula a mobilização da rede de ensino para elevar os resultados do Saeb. Em 2024, os avanços já haviam sido expressivos, resultado direto do trabalho colaborativo entre professores e alunos em sala de aula.
Com essa iniciativa, Minas Gerais reafirma seu compromisso com a qualidade da educação pública e aposta na escrita como ferramenta essencial para o sucesso acadêmico.
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