Na manhã desta quarta-feira (18), a Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), lançaram a Operação Mais Fortes que o Mal. A ação é voltada ao combate aos crimes de abuso sexual infantil em Minas Gerais.
No total, a PF executou 18 mandados de busca e apreensão no estado, determinados pela Justiça Federal mineira. Desses mandados, dois foram realizados pela Superintendência Regional em Belo Horizonte, dois em Divinópolis, dois em Ipatinga, três em Juiz de Fora, três em Montes Claros, dois em Uberaba, um em Uberlândia e dois em Varginha.
Paralelamente, a PCMG cumpriu 10 mandados relacionados aos mesmos crimes, expedidos pela Justiça Estadual. Foram nove de busca e apreensão e um de prisão, realizados pelas equipes do Departamento Estadual Investigação, Orientação e Proteção à Família e do Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes.
A próxima etapa das investigações contemplará a análise dos materiais recolhidos hoje, com o objetivo de identificar possíveis vítimas retratadas nas imagens e vídeos apreendidos, assim como a responsabilização de todos os envolvidos. Os suspeitos poderão ser processados por armazenar e compartilhar imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes, com penas que, somadas, podem atingir até 10 anos de reclusão.