Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Supremo investiga se Cunha comprou votos para se eleger presidente da Câmara

18/11/2019 às 19:21 por Redação Plox

O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na última semana a abertura do inquérito para investigar se o ex-deputado Eduardo Cunha, preso desde outubro de 2016, comprou votos para se eleger presidente da Câmara dos Deputados.

cunha Eduardo Cunha - Foto: Agência Brasil

As informações sobre irregularidades foram levantadas na delação premiada de Ricardo Saud, ex-executivo da J&F. Segundo a delação de Saud, o dinheiro era passado por meio de doações oficiais, dinheiro vivo e até emissão de notas frias.

 O caso será encaminhado nesta segunda-feira (18) para a presidência do Supremo, que deve decidir se deve ir para um novo relator.

Segundo informações, o ministro Fachin levou em conta a decisão da casa de que o foro privilegiado somente tem efeito em atos ocorridos no cargo e em função dele. Com isso, 18 políticos estão envolvidos na acusação.

Os políticos envolvidos no caso são: Eduardo Cunha, Carlos Bezerra, Mauro Lopes, José Priante, Newton Cardoso Júnior, Soraya Santos, Vital do Rêgo, Fernando Jordão, Geraldo Pereira, Manoel Júnior, Marçal Filho, Henrique Alves, Leonardo Quintão, Saraiva Felipe, João Magalhães, Toninho Andrade, Alexandre Santos e Sandro Mabel.

Entre os envolvidos, Carlos Bezerra (MT), Mauro Lopes (MG) e José Priante (PA)  são atualmente deputados federais pelo MDB.

A Procuradoria Geral da República (PGR) conta que o grupo teria recebido cerca de R$ 30 milhões em 2014 para eleger Cunha e “fazer contraponto à então presidente Dilma Rousseff”.

antcruz abr 30052018-9732 Ministro Luiz Edson Fachin - Foto: Agência Brasil

Ainda de acordo com a PGR, há um processo em trâmite de teor parecido no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A Procuradoria entende que somente os deputados destacados acima devem responder no supremo.

O ministro Fachin, contrariando o entendimento da PGR, solicitou a abertura do inquérito para os 18 envolvidos, mas o presidente da casa, Dias Toffoli, pode decidir se o caso deve ou não ser desmembrado, o que enviaria os políticos sem foro privilegiado para o TRF1.

Toffoli deverá sortear um novo relator após Fachin o solicitar, entendendo que o caso não tem ligação com as investigações da Lava Jato sobre as fraudes na Petrobras.

Compartilhar a notícia

Veja também
Presidente do PL-MG diz que prisão de Bolsonaro deve intensificar atos e cobra anistia
POLíTICA

Presidente do PL-MG diz que prisão de Bolsonaro deve intensificar atos e cobra anistia

Domingos Sávio critica Alexandre de Moraes e afirma que o Congresso não pode votar mais nada sem antes aprovar a anistia do 8 de janeiro

gabriel Monteiro
POLíTICA

Justiça mantém prisão do ex-vereador Gabriel Monteiro

Político cassado é acusado de estupro

Fraude no INSS: 70% das entidades com descontos em aposentadorias repassaram verbas a lobistas
POLíTICA

Fraude no INSS: 70% das entidades com descontos em aposentadorias repassaram verbas a lobistas

Investigações revelam esquema bilionário envolvendo empresas suspeitas, dirigentes de entidades e contratos com o INSS desde os anos 2000

Marcelo Camargo Agência Brasil
POLíTICA

Walter Delgatti admite influência integral em relatório militar sobre urnas eletrônica

Trabalho junto aos militares foi ordem do ex-presidente Bolsonaro

para você
LAZER

Frayssexualidade: descubra a orientação que preza por “sexo casual”

Para algumas pessoas, a busca por experiências casuais não está apenas ligada à liberdade sexual, mas a uma característica natural de sua orientação.

Usiminas abre vagas para jovens aprendizes e estágio em Ipatinga; saiba mais
EMPREGO

Usiminas abre vagas para jovens aprendizes e estágio em Ipatinga; saiba mais

Programas de Estágio e Jovem Aprendiz oferecem vagas com formação técnica e benefícios em unidades industriais da empresa

Governo detalha apoio a exportadores afetados por tarifas dos EUA
ECONOMIA

Governo detalha apoio a exportadores afetados por tarifas dos EUA

Lista com 9.777 itens foi publicada junto ao pacote de crédito emergencial que pode chegar a R$ 40 bilhões

energia
ECONOMIA

Aneel mantém bandeira tarifária verde para o mês de setembro

Contas de luz ficam sem cobrança extra por quinto mês seguido