Extra

No Brasil, Black Friday deixa de ser um dia e ocupa semanas inteiras

Evento amplia descontos ao longo de novembro, acelera contratações e impulsiona recordes de faturamento, ficando atrás apenas do Natal.

18/11/2025 às 07:17 por Redação Plox

O comércio brasileiro vem transformando a Black Friday em uma verdadeira temporada de promoções, com semanas seguidas de descontos que movimentam tanto o varejo físico quanto o digital.

A iniciativa expande as promoções durante todo o mês de novembro, acelera o processo de contratações e gera recordes de vendas, superada apenas pelo período natalino

A iniciativa expande as promoções durante todo o mês de novembro, acelera o processo de contratações e gera recordes de vendas, superada apenas pelo período natalino

Foto: Reprodução

Robôs e pessoas impulsionam centros de distribuição

No maior centro de distribuição da América Latina, 324 robôs operam ininterruptamente, movimentando prateleiras recheadas de produtos. A logística automatizada convive com a necessidade de mais mão de obra: a demanda aumentou tanto que houve reforço no quadro de funcionários.

Foi ano passado. Eu comecei como temporário, consegui a minha efetivação na Black Friday Henrique da Silva Rodrigues, separador de produtos

De acordo com os dados apresentados, 20 mil pessoas foram contratadas somente para este período em 2025, e a expectativa é de que 75% delas sejam efetivadas.

Promoções e entrega rápida dominam a estratégia

Promoções agressivas, cupons, parcelamento facilitado e entrega veloz são apostas que impulsionam as vendas, segundo profissionais do setor.

Adesão cresce e calendário do comércio muda

O levantamento de mercado mostra que a combinação entre frete rápido, descontos atrativos e gratuidade na entrega aumenta a disposição do consumidor. Esse cenário fez a Black Friday alterar a dinâmica de datas importantes para o varejo brasileiro.

Dados da federação do setor, que acompanha as vendas há 16 anos, indicam que a Black Friday ultrapassou datas tradicionais e agora só perde para o Natal em relevância.

Em 2008, o mês de novembro era o sexto mês de maior faturamento dentro do comércio varejista aqui no Estado de São Paulo. Em 2024, ele já pulou para o segundo lugar. Ele é o segundo mês de maior faturamento, e a gente credita isso à Black Friday, que iniciou lá em 2010 Thiago Carvalho, assessor da Fecomercio SP

Descontos duram o mês inteiro

A tradição importada dos Estados Unidos previa apenas uma sexta-feira de promoções, mas no Brasil os descontos se estenderam por todo o mês de novembro. Essa extensão beneficia tanto empresários quanto consumidores, com ofertas programadas semanalmente.

Compensa eles irem fazendo durante esse período do mês, colocando oferta semanalmente Adriana de Almeida, empresária
A estratégia que nós adotamos é produtos em oferta todos os dias. A nossa Black é o mês inteiro e aí tem produtos com até 70% de desconto. Hoje, o consumidor espera a Black para adiantar produtos do Natal, presentes do Natal e esse tipo de produto Karla Liuti, gerente do Magazine Luiza

Produtos mais buscados e desejo do consumidor

Entre os itens mais procurados estão celulares, eletrônicos, eletrodomésticos e pequenos mimos para quem pesquisa e aproveita as promoções de forma consciente.

E se dependesse do público, a temporada de descontos seria ainda mais extensa. A Black Friday já se consolidou como um dos principais momentos do consumo no Brasil, com cada vez mais adeptos e ofertas para todos os perfis de consumidor. Informações relatadas no Jornal Nacional.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a