Esportes

Cruzeiro e Minas Arena negociam renovação de contrato do Mineirão

Acordo atual vence em 2025 e clube busca melhores condições financeiras e operacionais para seguir no estádio

18/11/2025 às 11:15 por Redação Plox

O fim de 2025 marca também a proximidade do término do atual contrato entre o Cruzeiro e a Minas Arena, concessionária responsável pela administração do Mineirão. Apesar das expectativas de renovação já neste momento, o novo acordo ainda não foi assinado, levantando dúvidas sobre eventuais impasses.

Negociações seguem sem entrave relevante

Se a temporada de 2026 se iniciar sem que as partes tenham firmado um novo contrato, o Cruzeiro poderá jogar no Mineirão sem restrições

Se a temporada de 2026 se iniciar sem que as partes tenham firmado um novo contrato, o Cruzeiro poderá jogar no Mineirão sem restrições

Foto: Reprodução / Redes sociais.


Apurações indicam otimismo entre o clube e a administração do estádio. Segundo fontes ligadas às negociações, não existe um entrave significativo para a assinatura do novo contrato, e a expectativa das duas partes é por um acordo em breve. As conversas iniciadas no começo do ano tratam principalmente de ajustes contratuais.


A SAF celeste busca melhores condições em relação ao acordo atual, incluindo maior participação nas receitas de bares e estacionamentos, além de redução nos custos operacionais. A Minas Arena, por sua vez, avalia as propostas, mas lembra que decisões demandam aprovação dos acionistas do consórcio — composto por empresas de engenharia e responsável pela administração do estádio até 2037, via Parceria Público-Privada (PPP).

Sem renovação, jogos continuam

Mesmo que a temporada 2026 comece sem a assinatura de um novo contrato, o Cruzeiro não estará impedido de mandar partidas no Mineirão. Nesta hipótese, o clube terá que negociar os termos com a Minas Arena a cada jogo, discutindo valores e condições de operação pontualmente.


Para garantir maior segurança, o clube solicitou ao Governo de Minas Gerais 36 das 60 datas disponíveis para uso público do estádio. O pedido foi feito em recente reunião na Cidade Administrativa, que reuniu representantes do Cruzeiro, da concessionária e do Estado. No entanto, na prática, essa reserva de datas não elimina a necessidade de negociação com a Minas Arena sobre valores e detalhes contratuais.

Boa relação e interesse mútuo

A Minas Arena destaca que mantém diálogo próximo com o Cruzeiro por meio de conversas frequentes. A administração do Mineirão valoriza a parceria, que gerou cifras relevantes e público expressivo em 2025, além de demonstrar interesse em manter a colaboração nos próximos anos.

O Mineirão reitera uma boa relação com a atual gestão do Cruzeiro. Só em 2025, o clube já soma quase R$ 60 milhões em ganhos de bilheteria com o estádio, numa média superior a 40 mil torcedores por partida. Esses números reforçam o bom momento da parceria e o empenho conjunto para oferecer uma experiência positiva à torcida. No que se refere às tratativas para a renovação do contrato, vigente até o fim deste ano, o Mineirão mantém interlocução com o Cruzeiro e está à disposição para avaliar propostas, mantendo o diálogo aberto e construtivo, e com foco na continuidade da parceria e na sustentabilidade do estádio. Minas Arena

Apesar do processo burocrático envolvendo os acionistas da administradora, há disposição de ambas as partes para que a renovação aconteça, sinalizando perspectivas positivas para a permanência do clube celeste em seu principal palco nos próximos anos.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a