Extra

Justiça afasta presidente do BRB após operação sobre compra do Banco Master

Decisão ocorre em ação da Polícia Federal que apura suspeitas de irregularidades na aquisição do Banco Master e movimenta o cenário bancário nacional.

18/11/2025 às 09:15 por Redação Plox

Uma operação da Polícia Federal realizada nesta terça-feira (18/11) resultou no afastamento do presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. A decisão foi expedida pela Justiça Federal de Brasília, que também autorizou buscas e apreensão contra o executivo.

Paulo Henrique Costa é o presidente do BRB

Paulo Henrique Costa é o presidente do BRB

Foto: Rafael Lavenère/BRB


Suspeitas na venda do Banco Master

A investigação apura possíveis irregularidades envolvendo a operação de compra do Banco Master pelo BRB. Os investigadores apontam que o Master teria criado carteiras de crédito falsas e as vendido ao banco público, sem apresentar garantias suficientes para o negócio.

O pedido de prisão do presidente do BRB chegou a ser feito pelos investigadores, mas não foi aceito pela Justiça. Até o momento, a defesa de Paulo Henrique Costa não se pronunciou sobre o caso.

Contexto e desdobramentos da operação

Paulo Henrique Costa tem carreira na Caixa Econômica Federal e foi escolhido para liderar o BRB no início do governo de Ibaneis Rocha, com apoio do Centrão.

A ofensiva policial também alcançou Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, detido durante uma tentativa de fuga ainda na segunda-feira. O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da instituição no dia seguinte à expressão de interesse da empresa Grupo Fictor na compra do Master.

O afastamento de Paulo Henrique Costa evidencia a gravidade das suspeitas que recaem sobre a condução da venda do Banco Master para o BRB.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a