Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Vale do Aço inicia vacinação de crianças contra covid-19; saiba mais

A criança deve estar acompanhada de pais ou responsáveis

19/01/2022 às 13:14 por Redação Plox

IPATINGA

A Prefeitura de Ipatinga iniciou nessa terça-feira (18),  a vacinação em crianças contra a Covid-19. Neste primeiro momento, devido ao quantitativo de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, poderão receber a primeira dose somente as crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas e acamadas ou com mobilidade reduzida. A faixa etária é de 5 a 11 anos completos até a data da vacinação. 

Os agendamentos estão sendo realizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência. A vacinação está ocorrendo na Unidade de Saúde do bairro Cidade Nobre, de 13h às 16h. Caso a criança não tenha cadastro, os pais ou responsáveis devem comparecer à UBS para realizá-lo.

Para crianças com comorbidades, será solicitado o laudo médico comprovatório. A criança deve estar acompanhada de pais ou responsáveis, sendo exigido documento de identificação com foto ou certidão de nascimento e cartão de vacina.

Para a priorização do público a ser atendido, a Secretaria de Saúde de Ipatinga definiu o cronograma inicial seguindo a recomendação do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. 

A ampliação da vacinação para as crianças sem comorbidades será feita de forma gradativa e de acordo com o quantitativo de doses repassada ao município.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Cléber de Faria, cerca de 21 mil crianças entre 5 e 11 anos deverão ser imunizadas em Ipatinga, após a ampliação para outros grupos dentro dessa faixa etária. “Inicialmente – reforçou -, serão os grupos prioritários. Na sequência, nós ampliaremos essa vacinação e esperamos que, em dois meses tenhamos atingido nosso público-alvo”.

A vacina pediátrica

A vacina Pfizer pediátrica será aplicada nos ipatinguenses em duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações – assim como nos adultos – para o esquema vacinal completo. Porém, a versão pediátrica do imunizante tem especificidades como dosagem, composição, prazo de armazenagem, manejos para diluição e orientação de insumos diferentes em relação ao imunizante para pessoas com mais de 12 anos. 

O frasco da vacina para crianças tem uma cor diferente daquela aplicada em adultos. É apresentado na cor laranja, estratégia adotada para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina. Cada dose contém 0,2 ml.

Comorbidades

São consideradas comorbidades para o público infantil, pelo Ministério da Saúde: Diabetes mellitus; Pneumopatias Crônicas Graves; Hipertensão Arterial Grave; Doenças Cardiovasculares; Doenças Cerebrovasculares; Indivíduos Imunossuprimidos; Obesidade Mórbida; Pessoas com Deficiência Permanente; Pneumonias Crônicas Graves; Síndrome de Down; Anemia Falciforme e Talassemia Maior e Cirrose Hepática. 

TIMÓTEO

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, dará início na sexta-feira (21) à vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos. A vacinação acontece no CEFET-MG, Bairro Centro Norte, de 8h às 14h.

Os pais ou responsáveis devem prestar atenção ao fato de que nesse dia serão vacinadas apenas as crianças com comorbidades e/ou com deficiência permanente, além disso, é importante que se observe a faixa etária mencionada, dos 5 aos 11 anos. Na hora da vacinação, o adulto que estiver acompanhando a criança deve obrigatoriamente apresentar um comprovante atestando a condição do menor.

Entre 8h e 10h será aplicada a primeira dose da vacina contra covid-19 nas crianças com deficiência permanente e de 10h30 às 14h nas crianças com comorbidades. O adulto deve apresentar um documento de identidade pessoal e comprovante de residência; além do cartão de vacina e certidão de nascimento ou CPF da criança.

Em virtude do surto de gripe Influenza e o aumento de casos de Covid-19, a Secretaria de Saúde faz o seguinte alerta: as pessoas que estiverem cumprindo isolamento ou com sintomas gripais devem permanecer em casa. 

SANTANA DO PARAÍSO 

A Secretaria de Saúde de Santana do Paraíso informa que a imunização das crianças de 05 a 11 anos, contra a covid-19, começa nesta quarta-feira (19). Os cinco polos de vacinação no município funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h30, nos bairros Ipaba do Paraíso, Centro, Industrial (na unidade Azul), Águas Claras e Cidade Nova. 

CORONEL FABRICIANO

Em Coronel Fabriciano a vacinação de crianças na faixa etária de 5 a 11 anos com comorbidades, ocorrerá todas as quartas e sextas-feiras, de 12h às 16h. Os agendamentos estão sendo realizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência. 

São consideradas comorbidades para o público infantil, pelo Ministério da Saúde: Diabetes mellitus; Pneumopatias Crônicas Graves; Hipertensão Arterial Grave; Doenças Cardiovasculares; Doenças Cerebrovasculares; Indivíduos Imunossuprimidos; Obesidade Mórbida; Pessoas com Deficiência Permanente; Pneumonias Crônicas Graves; Síndrome de Down; Anemia Falciforme e Talassemia Maior e Cirrose Hepática. 

Ao comparecer na UBS para agendamento, é necessário apresentar o laudo que comprove a comorbidade e caderneta de vacinação da criança.

Compartilhar a notícia

Veja também
Zé Vaqueiro
SAúDE

Saiba o que é Síndrome de Patau, doença genética que acomete o filho recém-nascido de Zé Vaqueiro

A doença é genética e rara. Ocorre em 1 em cada 5.000 recém-nascidos. É uma condição muito grave, que leva a diversas complicações

Fundação São Francisco Xavier desiste de construir hospital em BH
SAúDE

Fundação São Francisco Xavier desiste de construir hospital em BH

Decisão reflete nova estratégia de sustentabilidade e otimização de recursos da entidade

SAúDE

Minas será o primeiro estado a contemplar 60 doenças no teste do pezinho

Estado investirá mais de R$ 64 milhões anuais para ampliar a triagem neonatal, que passará a detectar 60 doenças até o primeiro semestre de 2025.

Hospital Márcio Cunha convoca doadores para evitar crise no banco de sangue
SAúDE

Hospital Márcio Cunha convoca doadores para evitar crise no banco de sangue

Unidade enfrenta baixa de doadores durante inverno e férias escolares e convoca população para ajudar