Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Temporal no Litoral de São Paulo deixa 36 mortos e fecha estradas

"O volume de chuva nas últimas 24 horas superou o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades do Litoral Norte", informou a Defesa Civil

20/02/2023 às 01:43 por Redação Plox

As fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo neste final de semana causaram ao menos 26 mortes e deixaram dezenas de desabrigados. O volume recorde de chuva provocou alagamentos, deslizamentos e interditou trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios. "O volume de chuva nas últimas 24 horas superou o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades do Litoral Norte", informou a Defesa Civil. São Sebastião teve 35 vítimas, e Ubatuba, uma. Dezenas ficaram sob os escombros.


Governador decreta estado de calamidade
O governador Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade em Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. Helicópteros da PM enfrentaram dificuldades para resgatar vítimas devido ao tempo fechado. O Exército enviou aeronaves para ajudar nos trabalhos. A operação de buscas em São Sebastião e Ubatuba envolve mais de 100 bombeiros.
Em vários pontos do litoral paulista, houve registros de falta de água, luz e sinal de celular.


Situação das cidades atingidas pelas chuvas


São Sebastião

 

 Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião
O prefeito de São Sebastião decretou calamidade pública — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião


Pelo menos 35 pessoas morreram na cidade por causa das chuvas. 50 casas desabaram, outras ficaram em risco. Segundo o prefeito, dezenas de pessoas ficaram sob escombros. De acordo com a Defesa Civil, choveu 600 milímetros na cidade nas últimas 24 horas.
 

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião

 

 

Para o  resgate de vítimas em São Sebastião e Ubatuba foram mobilizados mais de 100 bombeiros  — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

 


"Estamos em estado de calamidade. Vamos precisar de ajuda para reconstruir nossa cidade. A situação é grave, mas estamos trabalhando para atender as vítimas e minimizar os danos", disse o prefeito Felipe Augusto. 

A casa de uma mulher de 35 anos foi atingida por uma árvore e ela morreu no local. Durante o resgate, uma criança de 2 anos foi salva após ter permanecido horas sob os escombros. 

 

Após permanecer por horas debaixo de escombros em São Sebastião, a criança foi resgatada com vida - Foto: Divulgação/PM

 

Ela foi socorrida e levada pelo helicóptero Águia para o Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba. A criança estava sob escombros no bairro Vila Sahy. Ainda não foi divulgado o estado de saúde da criança.

 

 

 Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Os bombeiros que trabalham no resgate de vítimas em São Sebastião e Ubatuba fazem uso de vários helicópteros. Eles  resgataram uma mulher em trabalho de parto. Tanto a mulher como o bebê estão bem.

 


Ilhabela
A região Sul da cidade está em estado de atenção devido à forte chuva que caiu na cidade nas últimas horas. A Defesa Civil da cidade atende ocorrências de quedas de galhos e postes da rede elétrica na região e monitora as áreas de risco. O transporte público da Barra Velha ao Borrifos está fora de operação e sem previsão de normalização. 


 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ilhabela

 

O abastecimento de água na cidade foi interrompido. A programação de Carnaval, com Marchinhas e o Banho da Dorotéia, marcado para a tarde deste domingo, foi cancelada.


Ubatuba
Uma criança de 7 anos morreu na madrugada deste domingo depois de uma pedra deslizar e atingir a casa onde ela estava, no bairro Estufa 2. Devido às chuvas, uma pedra deslizou e caiu em cima da residência onde a criança e sua família estavam. A menina, segundo o Corpo de Bombeiros, foi atingida pela pedra na cabeça e morreu no local.


Alagamentos na Baixada Santista
Na Baixada Santista, as chuvas também foram intensas, causando alagamentos, quedas de barreiras e árvores. A prefeitura de Bertioga declarou estado de emergência após deslizamentos que deixaram desabrigados e cancelou o Carnaval. Em Santos, a prefeitura informou que choveu 173,2 mm nas últimas 72 horas, e as áreas de encostas ficaram sob monitoramento. Em São Vicente, o município entrou em estado de atenção após registros de alagamentos, e a prefeitura de Itanhaém cancelou parte da programação de carnaval.


Estradas afetadas


As rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios foram interditadas devido aos estragos causados pela chuva, com trechos fechados por causa de alagamentos, queda de barreiras e árvores. O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) informou que não há rotas alternativas para quem está entre as praias de Juquehy e Toque Toque, em São Sebastião. As autoridades recomendam que os motoristas evitem as regiões afetadas e optem por rotas alternativas.


Ajuda para as vítimas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que deve viajar ao Litoral de São Paulo nesta segunda-feira (20) e que o governo federal está à disposição para atuar nas áreas atingidas. As prefeituras de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela cancelaram a programação de carnaval deste domingo. A previsão é que a agenda dos próximos dias seja reavaliada na manhã desta segunda-feira.


Com o estado de calamidade decretado, as autoridades estão em alerta e mobilizadas para atender às necessidades das vítimas das chuvas. As equipes de resgate continuam trabalhando para localizar possíveis vítimas e retirar as pessoas dos locais de risco.
A situação é grave no Litoral Norte de São Paulo, e as chuvas intensas causaram um grande impacto na vida das pessoas, deixando muitas sem moradia e sem seus pertences. A população local e as autoridades contam com a solidariedade e a ajuda de todos para superar este momento difícil e reconstruir as áreas afetadas pelas chuvas.

 

Compartilhar a notícia

Veja também
prédio
GERAL

WR inaugura em Governador Valadares prédio mais alto do Brasil em construção monolítica

Inovação e luxo no Leste de Minas: conheça o Ibituruna Tower, da WR Construtora

GERAL

Luciano Araújo, da Agenda de Convergência, apoia suspensão de multa bilionária contra Ternium

Ele alerta para riscos de desinvestimento na Usiminas caso a multa seja mantida; penalidade é fruto de uma reviravolta inesperada da decisão do STJ

capa
GERAL

Namorado é Suspeito de Incêndio Mortal em Belo Horizonte

O cunhado tentou socorrer a mulher, mas a intensidade do calor, o avanço das chamas e a fumaça o forçaram a abandonar o local.

 Foto: Reprodução redes sociais
GERAL

Piloto agredido por passageiro em voo atrasado na Índia

Incidente ocorrido em Nova Déhli gera repercussão; neblina intensa causa atrasos e cancelamentos de voos

para você
Com salto histórico, Minas lidera redação do Enem 2024
EDUCAçãO

Com salto histórico, Minas lidera redação do Enem 2024

Rede estadual mineira alcança média de 621,5 pontos e supera todos os estados no desempenho da redação do Enem

POLíCIA

Cliente armado mata segurança após tentativa de fuga sem pagar e fere criança

Atirador dispara ao ser impedido de sair; menino de 10 anos é atingido na cabeça

Atletas da Usipa participam do Brasileiro de Judô, no Rio de Janeiro
ESPORTES

Atletas da Usipa participam do Brasileiro de Judô, no Rio de Janeiro

Os judocas representarão o clube nas categorias Sub-13 a Sub-21

Gilmar Felix Câmara dos Deputados
POLíTICA

STF autoriza investigação sobre deputado André Janones por suspeita de 'rachadinha'

Inquérito contra Janones, aberto a pedido da PGR, vai apurar supostos crimes de corrupção envolvendo o repasse de salários de assessores