Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Fabriciano investe na educação inclusiva 

Atualmente o município atende cerca de 70 crianças diagnosticadas com autismo

19/06/2019 às 13:08 por Redação Plox

Em 18 de Junho é considerado o Dia do Orgulho Autista. E Coronel Fabriciano tem feito a lição de casa para garantir a inclusão social e um ensino de qualidade para as 230 crianças da educação inclusiva. Atualmente o município atende cerca de 70 crianças diagnosticadas com autismo.

Para atender os alunos da Educação Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) com necessidades especiais, são disponibilizados nas escolas e CMEIs do município cerca de 80 profissionais de apoio. Esses monitores de apoio passam frequentemente por capacitações realizadas pela Secretaria de Governança Educacional, com o objetivo de qualificar os profissionais que atuam na Educação Infantil.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)
O Secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra, explica que oferecer um ensino de qualidade para as crianças com autismo é uma prioridade da Gestão Novos Tempos. “Desde que assumimos o governo em 2017, temos dado ênfase na melhoria das condições de ensino no tocante a qualidade. Não podia ficar de fora a importância que demos à educação inclusiva, principalmente com relação aos autistas que necessitam de um processo de ensino e aprendizado diferenciado. Esse momento é importante para discussões sobre o transtorno”, conclui. 

GRUPO DE APOIO 
Com o objetivo de auxiliar na compreensão do transtorno e ajudar em situações de dificuldades, foi criado um grupo de apoio às mães de crianças com autismo. O grupo surgiu pensando nas dificuldades diárias encontradas pelos pais de crianças especiais, na busca por informações, conhecimentos e assistência ideal para os seus filhos. Cerca de 70 mães de crianças com autismo, que foram recém diagnosticadas e, que fazem parte da  Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Coronel Fabriciano, participam dos encontros do grupo. 
 
Pode se citar outras ações realizadas com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade para as crianças com autismo no município de Fabriciano. Como por exemplo: Realização de atividades adaptadas para os alunos de acordo com seu nível no contexto escolar. Outro destaque é a capacitação de professores pensando em prepara-los no atendimento desses alunos. 

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)
“O transtorno não é doença, possuem características próprias que são desafiantes para pais e educadores. Faz-se necessário estes estudos sobre o autismo, visto que essa população vem aumentando e nos desafia a estudos contínuos para esses alunos, quem merecem o carinho e atenção de todos”, ressalta a Gerente Pedagógica, Neuza Viana. 

NÚCLEO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO-JUVENIL (CAPSI)
Outro serviço ofertado pelo município é o Núcleo de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), que é uma unidade/equipamento da rede de saúde, cuidado e proteção à criança e ao adolescente com necessidades especiais, que atende em clínica especializada, de 0 a 17 anos. A finalidade do núcleo é identificar o dia a dia de adolescentes inseridos e compreender os alcances e limites deste dispositivo de cuidado na saúde mental infanto-juvenil. 

SAIBA MAIS
Na data 18 de junho foi celebrada oficialmente no ano de 2005, pela organização americana, Aspies for Freedom. O objetivo do Dia do Orgulho Autista é mudar a visão negativa dos meios de comunicação quanto ao autismo, e também da sociedade em geral, mudando o conceito de “doença” para “diferença”. Assegurar que as pessoas com autismo não são doentes, mas sim que elas possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas, é a essência da comemoração.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja da linguagem, seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. O diagnóstico definitivo é dado após os três anos de idade, mas os sintomas podem ser observados antes disso e os cuidados podem ser iniciados de imediato.

Compartilhar a notícia

Veja também
Quer fazer curso técnico no IFMG Ipatinga? Inscrições abertas para curso preparatório com bolsa de R$200
EDUCAçãO

Quer fazer curso técnico no IFMG Ipatinga? Inscrições abertas para curso preparatório com bolsa de R$200

Estudantes do 9º ano da rede pública podem se inscrever até 30 de março para o Partiu IF, voltado ao ingresso nos cursos técnicos integrados do IFMG

prefeitura
EDUCAçãO

Prefeitura de Fabriciano lança edital de concurso público para área da Educação

São oferecidas 50 vagas para cargos de monitores de apoio à infância (MAIN) e à pessoa com deficiência (MAPD); Candidatos deve ter ensino médio completo

Inscrições para Enem 2024 começam na segunda-feira, dia 27
EDUCAçãO

Inscrições para Enem 2024 começam na segunda-feira, dia 27

Pagamento da taxa deve ser realizado até 12 de junho

Senac abre inscrições para 23 cursos gratuitos no Vale do Aço
EDUCAçãO

Senac abre inscrições para 23 cursos gratuitos no Vale do Aço

Capacitações em áreas como saúde, gestão, tecnologia e atendimento começam entre junho e setembro em Ipatinga e Coronel Fabriciano