Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Gleisi reage a novo aumento da Selic sem citar Galípolo

Ministra das Relações Institucionais critica alta dos juros, mesmo em meio a dados positivos na economia

19/06/2025 às 12:48 por Redação Plox

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de aumentar novamente a taxa básica de juros do Brasil gerou reações no governo federal. Nesta quinta-feira (19/6), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, comentou a elevação da Selic de 14,75% ao ano para 15%, o maior índice desde julho de 2006.


Imagem Foto: Agência Brasil

A ministra, que já havia sido uma crítica contumaz da política monetária durante a gestão de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central, demonstrou insatisfação, embora com um tom mais moderado. Agora como ministra do governo Lula — que indicou o atual presidente do BC, Gabriel Galípolo — Gleisi evitou mencionar diretamente o nome do novo presidente da instituição.


Gleisi destacou que o país vive um momento de melhora nos indicadores econômicos. Segundo ela, “há uma combinação de desaceleração da inflação, déficit primário zero, crescimento econômico e aumento de investimentos internacionais que demonstram confiança”. Ainda assim, não poupou críticas à medida:
“É incompreensível que o Copom aumente ainda mais a taxa básica de juros. O Brasil espera que este seja de fato o fim do ciclo dos juros estratosféricos”

, afirmou a ministra.

A nova taxa estará vigente pelos próximos 45 dias e representa a sétima elevação consecutiva promovida pelo Copom desde que o ciclo de aperto monetário foi retomado, em setembro de 2024. Naquele momento, a taxa passou de 10,50% ao ano para 10,75% ao ano, encerrando o período anterior de reduções.


Em comunicado divulgado após a decisão, o Copom justificou que a ação visa garantir a convergência da inflação para a meta estipulada ao longo do horizonte relevante. O texto ressalta ainda que, além da estabilidade de preços, a medida busca suavizar variações na atividade econômica e promover o pleno emprego.


Compartilhar a notícia

Veja também
STF retoma julgamento que pode tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe
POLíTICA

STF retoma julgamento que pode tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe

Ministro Alexandre de Moraes apresenta voto nesta quarta em processo que envolve o ex-presidente e mais sete acusados

Alexandre de Moraes pede extradição de ex-assessor acusado de vazar mensagens sigilosas
POLíTICA

Alexandre de Moraes pede extradição de ex-assessor acusado de vazar mensagens sigilosas

Perito Eduardo Tagliaferro é acusado pela PGR de crimes como violação de sigilo funcional; extradição foi solicitada ao governo italiano

POLíTICA

Assembleia de Minas deve votar Orçamento de 2025 nesta semana

Entendimento entre os Poderes viabilizou a votação, com inclusão de ajustes no IPSM e créditos para o Judiciário e outras instituições

POLíTICA

Datena e Marçal trocam ofensas e segurança é acionada durante debate eleitoral

A discussão entre os dois políticos escalou ao ponto de a segurança ser chamada ao palco para evitar uma briga física

para você