Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Moraes nega prisão domiciliar a mãe com sete filhos

Condenada a 14 anos por envolvimento nos atos de 8 de janeiro, Gisele de Morais seguirá presa mesmo com problemas de saúde e filhos pequenos

19/06/2025 às 15:33 por Redação Plox

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de manter Gisele Alves Guedes de Morais, de 38 anos, em regime fechado, causou perplexidade à sua defesa. A jornalista, cantora e mãe de sete filhos foi condenada a 14 anos de prisão por envolvimento nos eventos de 8 de janeiro.


Imagem Foto: Reprodução

Os advogados alegam que, além da ausência de provas concretas e da falta de individualização de conduta, a pena imposta é considerada desproporcional. Eles destacam também que três dos filhos de Gisele são menores de 12 anos, sendo um deles ainda um bebê de colo com apenas 1 ano de idade.


A defesa enfatiza que a legislação brasileira — como a Constituição Federal, o Código de Processo Penal (artigo 318-A), a Lei de Execução Penal (artigo 117) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 19) — garante tratamento diferenciado a mulheres com filhos pequenos, especialmente quando enfrentam problemas de saúde como o enfisema pulmonar, que acomete Gisele.


Tratados internacionais ratificados pelo Brasil, como o Pacto de San José da Costa Rica e as Regras de Bangkok da ONU, são mencionados como respaldo para o pedido de prisão domiciliar, considerada uma medida humanitária e proporcional pela defesa.


“A condição de saúde e o impacto da prisão nos filhos menores exigem não apenas atenção jurídica, mas também sensibilidade humana”, destacou a equipe jurídica de Gisele

.

Em nota, os advogados expressam estranheza pela diferença de tratamento em relação a casos semelhantes, como o da ex-primeira-dama Adriana Ancelmo, que obteve prisão domiciliar mesmo após condenações por crimes como corrupção passiva e lavagem de dinheiro, além de também ter filhos pequenos.


A equipe jurídica já entrou com recurso, reiterando o compromisso de buscar justiça, liberdade e dignidade para Gisele, cuja situação, segundo os defensores, vai além das normas jurídicas e envolve aspectos humanitários fundamentais.


Compartilhar a notícia

Veja também
STF manda prender Carla Zambelli e determina bloqueio de bens e redes
POLíTICA

STF manda prender Carla Zambelli e determina bloqueio de bens e redes

Deputada é considerada foragida pela PGR após sair do país; Alexandre de Moraes ordena prisão preventiva, suspensão de salário e inclusão na lista vermelha da Interpol.

senado
POLíTICA

Reforma Tributária é aprovada em comissão do Senado e segue para o plenário

Relator acolheu mais benefícios e incluiu gás de cozinha no cashback

Impasse de Pacheco trava definições da esquerda para o Senado em MG
POLíTICA

Impasse de Pacheco trava definições da esquerda para o Senado em MG

Expectativa em torno de possível candidatura ao governo mineiro afeta alianças e movimentações do PT e aliados para 2026

Deputados pressionam Hugo Motta após Senado rejeitar PEC da Blindagem
POLíTICA

Deputados pressionam Hugo Motta após Senado rejeitar PEC da Blindagem

Subtítulo: Parlamentares cobram resposta firme à recusa do Senado e ameaçam travar projetos e ações na CPI do INSS.

para você
Cemig
GERAL

"2 anos sem conta Cemig": cadastro para o próximo sorteio pode ser realizado até sábado (15)

Conforme a companhia, a promoção se estenderá até o final de 2023, com quatro sorteios a cada 15 dias. No final do anos, serão 64 ganhadores ao longo do ano

ESPORTES

Social Futebol Clube abre inscrições para escolinha de futebol infantil em Coronel Fabriciano

As inscrições se encerram no dia 12 de dezembro, e as aulas estão previstas para iniciar em 14 de janeiro.

sala
EDUCAçãO

Bolsas do Prouni: prazo para entrega de documentos termina hoje

Documentação deve ser enviada por meio eletrônico

 Foto: Getty Images
SAúDE

Cuidados essenciais com a extração dos dentes do siso: Reflexões após trágico caso em Leme, SP

Apesar de ser visto como um procedimento comum, a remoção do siso é, na verdade, uma cirurgia e, como tal, envolve certos riscos.