Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Ministério Público investiga uso indevido da imagem de Drauzio Varella em vídeos de produtos milagrosos

Drauzio Varella denuncia fraude e uso indevido de sua imagem

19/07/2024 às 11:41 por Redação Plox

O renomado médico Drauzio Varella denunciou ao Ministério Público de São Paulo o uso não autorizado de sua imagem em vídeos que promovem supostos remédios milagrosos. A investigação ocorre sob segredo de Justiça.

Foto: Reprodução

Venda de produtos por atores

Reportagem do g1 revelou que atores e atrizes se passam por médicos para vender produtos sem registro na Anvisa, em vídeos que simulam autenticidade médica. Drauzio Varella declarou: "Eu tive que contratar um escritório de advocacia e fazer uma denúncia ao Ministério Público. Isso está em segredo de justiça, mas estão chegando à quadrilha que usa meu nome e de outras pessoas para enganar a população".

Cremesp e as denúncias de falsidade ideológica

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) também encaminhou diversas denúncias à polícia e ao Ministério Público. Angelo Vattimo, presidente do Cremesp, afirmou: "Práticas como esta são extremamente perigosas, podendo ser consideradas um crime de falsidade ideológica, utilizando nomes de médicos verdadeiros para vender medicamentos".

Atores interpretam médicos

Os atores Fernanda Padilha e Sidnei Oliveira, que se apresentaram nos vídeos como especialistas, alegaram que apenas interpretavam personagens fictícios. Oliveira afirmou: "Eu não faço mais parte. Não estarei mais nos vídeos e acredito que me citar na reportagem será em vão, pois minhas cenas estão sendo retiradas".

Supostos programas e produtos

Em um dos vídeos, Oliveira interpretava um endocrinologista em uma entrevista fictícia no programa "Saúde em Foco", promovendo um produto chamado Night Slim. A reportagem revelou que o verdadeiro médico, cujo nome foi usado, não teve envolvimento com os vídeos e denunciou o caso à polícia.

Sites e reclamações

O site que veiculava a entrevista dos atores foi retirado do ar após pedidos de posicionamento às partes envolvidas. No site Reclame Aqui, consumidores relataram não terem recebido os produtos após a compra, motivada pela falsa propaganda.

Declarações da atriz Fernanda Padilha

Fernanda Padilha explicou ao g1 que os vídeos distorcem sua imagem e seu trabalho: "Estão circulando vídeos na internet criando uma distorção sobre minha índole e trabalho. Eu não sou médica. Sou atriz há mais de 20 anos". A atriz argumentou que as empresas contratantes são responsáveis pelo conteúdo e a informaram sobre o uso indevido de sua imagem.

Responsabilidade dos produtos

José Detzel, representante do Night Slim, disse que "Fernanda não representou nenhum papel de médica". Já a defesa da VisiControl, outro produto promovido por Padilha, declarou que os vídeos incluem avisos legais informando ao consumidor tratar-se de uma encenação.

Anvisa e Google respondem

A Anvisa confirmou que não há medicamentos registrados com o nome Night Slim. O Google informou que removeu o anúncio do ar e bloqueou a conta do anunciante por violação das políticas de publicidade.

Conar e a ética publicitária

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) reforçou que o uso de testemunhais falsos é proibido pela legislação e regras éticas, e suplementos não podem prometer cura ou benefícios diretos à saúde.

Cremesp solicita exclusão de publicações

O Cremesp pediu a exclusão imediata das publicações falsas nas redes sociais e recomendou o uso do Guia Médico para verificar a autenticidade dos profissionais.

Fernanda Padilha esclarece sua posição

Padilha declarou que sua imagem foi manipulada e usada indevidamente, e que está tomando medidas para a retirada dos vídeos que não contêm a informação de que ela é uma atriz interpretando personagens fictícios.

Compartilhar a notícia

Veja também
Vacina da Covid-19
SAúDE

Governo de Minas inicia distribuição de 323 mil doses de Janssen

Imunizantes serão destinados ao reforço de doses, mas municípios têm autonomia na operacionalização da campanha

Foto: Pixabay/Reprodução
SAúDE

Novas regras de rotulagem alimentar entram em vigor

Alimentos industrializados agora devem indicar alto índice de açúcar, sódio e gorduras saturadas nos rótulos

Cristiana Lôbo
SAúDE

Jornalista morre de mieloma múltiplo; entenda a doença

Uma doença que afeta a defesa do organismo e pode ser descoberta em exames de sangue. Conheça os efeitos e causas do mieloma múltiplo, doença que matou a comentarista de política da Rede Globo

8b1efd356a6e3e25acbe51b8a681d5e0_post_large.jpg
SAúDE

Vacina contra a gripe: infectologista esclarece as principais dúvidas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, do Ministério da Saúde, se estende até dia 31 de maio e pretende alcançar 58,6 milhões de pessoas