Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Lula condena ação dos EUA contra ministros do STF

Presidente brasileiro repudia sanções impostas por Washington após decisão de Alexandre de Moraes contra Bolsonaro

19/07/2025 às 13:27 por Redação Plox

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se posicionou neste sábado (19) em defesa dos ministros do Supremo Tribunal Federal que tiveram seus vistos para os Estados Unidos cancelados, após medida anunciada pelo governo Donald Trump. Em declaração pública, Lula não poupou críticas à decisão, classificando-a como “sem fundamento” e “arbitrária”.


Imagem Foto: Agência Brasil

O foco da retaliação foi o ministro Alexandre de Moraes, que, na sexta-feira (18), determinou o uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A sanção imposta por Washington se estende ainda a aliados de Moraes no STF e a seus familiares. O anúncio partiu do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.


Lula destacou que atitudes como essa representam uma violação direta da soberania do Brasil e constituem uma interferência inadmissível no sistema de Justiça de um país soberano.
“Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito”

, disse o presidente.

A nota de repúdio divulgada pelo Palácio do Planalto contou com o apoio de outras figuras do alto escalão do governo, como o advogado-geral da União, Jorge Messias, e a ministra e presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann. Ambos reforçaram a condenação às medidas dos EUA e acusaram o governo norte-americano de tentar exercer pressão política sobre o Judiciário brasileiro.


A ação de Washington provocou forte repercussão em Brasília. Além da manifestação do presidente, lideranças do PT e outros parlamentares também reagiram com veemência. Para o governo brasileiro, o gesto simboliza um atentado contra o equilíbrio entre os poderes e a autonomia institucional do país.


Na íntegra de sua nota, Lula declarou total solidariedade aos ministros atingidos e reafirmou o compromisso do Brasil com os princípios democráticos. Segundo ele, qualquer tentativa externa de influência sobre as decisões do STF será firmemente rechaçada pelo governo e pelas instituições nacionais.


Compartilhar a notícia

Veja também
para você
Foto: Pedro Souza / Atlético
ESPORTES

Galo vence bem e mantém vivo o sonho de vaga direta à Libertadores

Gols do time mineiro foram marcados por Keno e Vargas

REPRODUÇÃO INSTAGRAM
FAMOSOS

Escândalo Digital: Influenciadora Emily Garcia invade residência do ex-marido armada com martelo

De acordo com Emily, sua indignação foi tal que preferiu enviar um amigo para pegar as coisas e evitar conflitos. No entanto, acabou decidindo comparecer ao local para entender a situação.

Fila do INSS ultrapassa 6 milhões de pedidos pendentes
ECONOMIA

Fila do INSS ultrapassa 6 milhões de pedidos pendentes

Greves, falhas sistêmicas e déficit de servidores agravam atrasos na concessão de benefícios previdenciários

Nova lei garante CNH gratuita para pessoas de baixa renda a partir de agosto
EMPREGO

Nova lei garante CNH gratuita para pessoas de baixa renda a partir de agosto

Carteira de motorista poderá ser emitida sem custos com recursos de multas de trânsito; medida vale para todo o Brasil