Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Projeto ECOAR leva oficinas de poesia e saraus a escolas públicas de Ipatinga

A 3ª edição do 'Escola de Poetas' vai selecionar cinco escolas para receber oficinas de zine, poesia e apresentações culturais; inscrições abertas até 05 de setembro

19/08/2025 às 17:00 por Redação Plox

O ECOAR Ponto de Cultura lançou a 3ª edição do projeto 'Escola de Poetas', que vai contemplar cinco escolas públicas de Ipatinga com oficinas de literatura, zine e saraus de poesia. As inscrições seguem abertas até o dia 05 de setembro de 2025, às 23h59, e podem ser feitas pelo link disponível na bio do Instagram @ecoarcultural ou diretamente pelo formulário no Google Forms. https://docs.google.com/forms/d/1gkRCW8KXoowP15vXAVZlhC30ULGq9g823cJ8

ZmKsWYQ/viewform?edit_requested=true&fbclid=PAQ0xDSwMRcKZleHRuA2FlbQIxMAABp0KB3jWK4b-

GzauN9SKwcSRbpfdRjtM3S6ai0iuxCKwfcdw9BepFOu4ZiuLP_aem_l-

KCzveAilppV5-HVa5wNw 


Imagem Foto: Divulgação

Criado em 2024, o projeto já alcançou mais de mil estudantes, promovendo o contato com a escrita literária e incentivando a expressão artística. Nesta edição, os alunos terão acesso a atividades como confecção de fanzines, práticas de escrita poética, estudo de estruturas da poesia autoral e apresentações culturais ao final do ciclo.


A ação conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, via Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel). O projeto foi contemplado no Edital 08/2024 – Premiação Pontos de Cultura.


Imagem Foto: Divulgação

Segundo o produtor executivo do ECOAR, Lucciano Whyte, a proposta é estimular a criatividade e a autoestima dos estudantes: “Quando percebem que a poesia está presente em todos os lugares, eles se reconhecem como parte desse processo criativo”.


Durante as oficinas, cada aluno produzirá seu próprio zine e sua poesia. O encerramento contará com um sarau de poesia em cada escola, com a participação de artistas da cultura urbana e underground da cidade.


O diretor do ECOAR, Matí Lima, destacou que após a seleção das escolas haverá reuniões de alinhamento com as equipes pedagógicas. As atividades terão início em outubro, com o objetivo de dar asas à imaginação e valorizar a potência criativa dos estudantes.


Compartilhar a notícia

Veja também
Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP
EDUCAçãO

Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP

Criança de 9 anos precisou ser levada ao hospital após ser agredida dentro da sala de aula; caso aconteceu na escola municipal Mahatma Gandhi, no Jardim Melvi

Aluno que cravou lápis na cabeça de colega é transferido de escola em Praia Grande (SP)
EDUCAçãO

Aluno que cravou lápis na cabeça de colega é transferido de escola em Praia Grande (SP)

Menino de 9 anos foi agredido dentro de sala de aula; autor do ataque será acompanhado pelo Conselho Tutelar e encaminhado aos serviços de saúde pública

Auditoria da CGU revela rombo de R$ 4,3 bilhões no MEC em registros patrimoniais e provisões
EDUCAçãO

Auditoria da CGU revela rombo de R$ 4,3 bilhões no MEC em registros patrimoniais e provisões

Relatório aponta falhas em controle de bens móveis, provisões de longo prazo sem justificativa e riscos no financiamento estudantil

Briga em escola termina com aluna ferida por tesoura em SP
EDUCAçãO

Briga em escola termina com aluna ferida por tesoura em SP

Confusão entre alunas em sala de aula terminou com adolescente de 17 anos machucada no rosto; polícia investiga o caso

Para você
STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas
POLíTICA

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas

Julgamento da ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto voluntário até a 12ª semana, foi interrompido após votos favoráveis e segue sem nova data no STF.

Ano de 2026 terá feriados prolongados em sua maioria
LAZER

Ano de 2026 terá feriados prolongados em sua maioria

Seis datas nacionais vão cair em segundas ou sextas-feiras, abrindo espaço para emendas com fins de semana

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil
LAZER

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil

Tributação de 3,5% imposta pelo STF eleva custos e gera impacto direto em passagens, hospedagens e seguros

Barroso vota pela liberação do aborto até 12ª semana; última ação no STF antes de aposentadoria
POLíTICA

Barroso vota pela liberação do aborto até 12ª semana; última ação no STF antes de aposentadoria

Ministro justificou que é saúde pública e impactos sociais em seu último dia no Supremo; julgamento ainda aguarda decisão majoritária dos ministros