
Contribuintes já podem consultar o 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2023
O valor total do crédito é de R$ 7,5 bilhões e inclui também restituições residuais de exercícios anteriores
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terminou agosto de 2025 com o menor número de servidores do ano atuando diretamente na análise de benefícios, enquanto a fila para concessão de aposentadorias e outros auxílios chegou a 2,6 milhões de pessoas aguardando o resultado.
Seguridade Social
De acordo com dados obtidos pelo R7 Planalto pela Lei de Acesso à Informação, foram registrados 7.360 servidores ativos lotados nas Centrais de Análise de Benefícios do INSS no mês de agosto. O número é inferior ao registrado em julho (7.424) e ao pico do ano em janeiro, quando a autarquia contabilizava 7.576 servidores nessas funções.
Esses profissionais atuam diretamente no reconhecimento de direitos, manutenção de benefícios e no atendimento de demandas judiciais.
A assessoria do Ministério da Previdência Social confirmou os números e explicou, em nota enviada ao R7 Planalto, que as variações são motivadas por aposentadorias, vacâncias, movimentações internas, licenças temporárias e rotatividade natural. Segundo a pasta, não houve impacto estrutural na capacidade de análise dos benefícios.
Sobre a fila de 2,6 milhões de pedidos, o INSS informou que apenas 25% dos casos estão sob governabilidade direta da instituição. O INSS afirmou que a maior parte das demandas depende de etapas externas, como realização de Perícia Médica Federal e o cumprimento de exigências por parte dos cidadãos.
O Ministério da Previdência Social apontou que houve aumento nos pedidos de benefícios em razão de “alterações normativas que demandaram ajustes sistêmicos”. Apesar disso, destacou que a produtividade permanece em trajetória positiva, com 1,226 milhão de processos concluídos em agosto de 2025.
O Tempo Médio de Concessão (TMC) baixou para 42 dias, ficando abaixo do prazo legal de 45 dias e estabelecendo a menor média do ano.
A pasta afirmou que busca aprimorar a gestão da fila e da força de trabalho. Atualmente, 40% dos processos e reconhecimentos são realizados de forma automatizada. O ministério também informou que realiza mutirões regionais, inclusive aos fins de semana e feriados, além de atendimentos extraordinários para aumentar a agilidade no atendimento à população.
A fila histórica de requerimentos e a queda no número de servidores escancaram o desafio do INSS em manter o ritmo de concessão, mesmo com os avanços tecnológicos e produtivos relatados pelo governo.
O valor total do crédito é de R$ 7,5 bilhões e inclui também restituições residuais de exercícios anteriores
O valor total do crédito é de R$ 7,5 bilhões e inclui também restituições residuais de exercícios anteriores
Apostador de bolão em Osasco-SP tem até 31 de março para resgatar R$ 1,4 milhão
Apostador de bolão em Osasco-SP tem até 31 de março para resgatar R$ 1,4 milhão
Promoção possibilita recebimento de cashback para clientes que usarem app pela primeira vez
Promoção possibilita recebimento de cashback para clientes que usarem app pela primeira vez
Confaz aumenta ICMS da gasolina em R$ 0,10 por litro; alíquota de R$ 1,47 é a mesma para todos os estados
Confaz aumenta ICMS da gasolina em R$ 0,10 por litro; alíquota de R$ 1,47 é a mesma para todos os estados
A iguaria alcançou novamente reconhecimento internacional, dessa vez pelo ranking melhores queijos do mundo desenvolvido pela Teste Atlas
A iguaria alcançou novamente reconhecimento internacional, dessa vez pelo ranking melhores queijos do mundo desenvolvido pela Teste Atlas
Treinador teria alegado problemas familiares para deixar comando do clube
Treinador teria alegado problemas familiares para deixar comando do clube
Incidente ocorrido em Santa Terezinha resulta em lesões e hospitalização de ambos os envolvidos
Incidente ocorrido em Santa Terezinha resulta em lesões e hospitalização de ambos os envolvidos