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Educação
Timóteo inicia transição para modelo cívico-militar na Escola Municipal do Limoeiro
Primeira unidade do município a adotar o formato terá implantação prevista para fevereiro de 2026, com foco em disciplina, prevenção e fortalecimento de valores cívicos
19/11/2025 às 20:16por Redação Plox
19/11/2025 às 20:16
— por Redação Plox
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A Escola Municipal do Limoeiro será a primeira unidade de Timóteo a adotar o modelo cívico-militar, com início previsto para fevereiro de 2026. Para preparar a comunidade escolar e tirar dúvidas, a Prefeitura promoveu, na noite desta terça-feira (18), um debate público na quadra da instituição, reunindo pais, alunos, professores, lideranças políticas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e autoridades locais. Durante o encontro, moradores puderam se manifestar sobre a mudança e opinar sobre os impactos esperados para a rotina escolar e para o bairro. Confira na Live entrevista com o prefeito de Timóteo, Vitor Prado.
Comunidade vê oportunidade e mudança de realidade
A moradora Gislene Viana, do bairro Limoeiro, avaliou que o novo modelo pode trazer benefícios tanto para os estudantes quanto para o entorno da escola.
Com certeza é um avanço que a nossa escola está tendo, é uma oportunidade para as crianças, não só para a nossa escola, mas para a comunidade também. Vai ser de grande valia esse novo implanto na nossa escola.
Gislene Viana
Ela também pontuou que a proposta não se limita à disciplina em sala de aula, ressaltando que a mudança deve alcançar diversos aspectos da rotina escolar e contribuir para melhorias mais amplas na cidade.
Segurança pública e prevenção como foco do modelo
O secretário de Segurança e Ordem Pública de Timóteo, Capitão Joel Mafra, enfatizou a importância da metodologia cívico-militar como ferramenta de prevenção de problemas sociais. Ele defendeu que a formação de referências morais e de disciplina deve começar ainda na primeira infância, com reflexos dentro e fora do ambiente escolar.
Segundo ele, o modelo não representa a substituição da gestão civil pela militar, mas uma atuação complementar, voltada a apoiar o trabalho pedagógico e a convivência na escola. Mafra também destacou que a presença militar pode auxiliar na identificação de situações de abuso, bullying e vulnerabilidades, além de oferecer suporte às famílias por meio do serviço social.
Durante sua fala, o secretário citou o exemplo do Paraná, estado que conta com centenas de escolas cívico-militares em funcionamento e que projeta expandir esse formato para toda a rede estadual.
Experiências anteriores e resultados apresentados
O comandante da 85ª Companhia de Polícia Militar de Timóteo, Capitão Gedaías, participou do debate trazendo sua visão pessoal e profissional sobre o modelo. Ele avaliou como positiva toda estratégia voltada à melhoria da educação, da disciplina no ambiente escolar e do senso de responsabilidade dos alunos, mencionando sua própria experiência familiar com escola da Polícia Militar de Minas Gerais.
O evento também contou com a presença do prefeito Augusto Henrique da Silva, de Rio Piracicaba, município mineiro que já implantou o modelo cívico-militar em sua rede de ensino. Ele relatou que, em sua cidade, a escola se tornou um eixo de transformação local, com estudantes participando de atividades em período integral e mais de 15 opções de ações extracurriculares, além do resgate de valores e da formação de cidadãos preparados para atuar em diferentes espaços da sociedade.
Processo em Timóteo e expectativa para 2026
Durante o encontro, o Capitão Vitor destacou o caráter histórico da reunião para o município, lembrando que o processo de implantação do modelo cívico-militar na Escola Municipal do Limoeiro vem sendo construído há algum tempo e que o objetivo é oferecer informações claras à comunidade, reduzindo dúvidas e receios.
Com implementação prevista para fevereiro de 2026, a unidade será a primeira experiência de Timóteo com o formato cívico-militar. A expectativa da administração municipal é que a iniciativa traga melhoria na qualidade do ensino, aumento da disciplina, maior engajamento da comunidade e fortalecimento de valores cívicos entre os estudantes.
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