Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Atraso na reforma da estação Água Branca dificulta integração do metrô em SP
Demora na liberação de terreno federal impede avanço nas obras e ameaça cronograma da Linha 6-Laranja
19/11/2025 às 08:21por Redação Plox
19/11/2025 às 08:21
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A reforma da estação Água Branca, na Zona Oeste de São Paulo, ainda não teve início devido a um atraso na liberação de um terreno pertencente ao governo federal. A obra é vista como fundamental para a integração da futura Linha 6-Laranja do metrô e para o aumento da capacidade do sistema ferroviário estadual, mas a negociação para a cessão da área já se arrasta há três anos.
A iniciativa aguarda a autorização para o uso de terrenos que são de propriedade da CPTM, da MRS Logística e da administração federal
Foto: Reprodução / TV Globo.
Integração ampliada e modernização do sistema ferroviário
Atualmente, a estação Água Branca atende apenas à Linha 7–Rubi. O projeto de reforma propõe transformar o local na maior e mais moderna estação do estado, reunindo duas linhas de metrô, três linhas da CPTM e os futuros trens intercidades com destino a Campinas e Sorocaba.
A implementação da obra depende da liberação de áreas sob gestão da CPTM, da MRS Logística e do governo federal. O principal impasse gira em torno de um pequeno prédio, onde funciona uma antiga cabine de energia, localizado em uma área da União. Este é o único trecho ainda não cedido ao governo estadual.
Negociações e atrasos entre os governos
De acordo com o governo paulista, dezenas de ofícios, e-mails e despachos foram trocados em 2024 entre autoridades estaduais e federais. O governo federal aceitou alugar o terreno por R$ 688 mil anuais, valor que já teve o aval do estado, mas a liberação oficial do espaço ainda não foi concretizada. A expectativa inicial era que a cessão ocorresse até julho, o que não aconteceu.
Sem o início das obras, a concessionária TIC Trens já admite que a nova estrutura não ficará pronta a tempo da inauguração da Linha 6-Laranja, prevista para 2026. A estação Água Branca em funcionamento, inaugurada em 1867 e modernizada pela última vez nas décadas de 1960 e 1970, não tem condições de absorver o aumento de passageiros esperado.
Alternativas para evitar sobrecarga de passageiros
Com o possível atraso na reforma, o governo estuda alternativas, como a extensão da Linha 11–Coral da estação Barra Funda até a Água Branca. Essa medida busca distribuir melhor o fluxo dos usuários que passarão a utilizar a integração proporcionada pela futura Linha 6-Laranja.
Desafios de coordenação entre governos
Especialistas em gestão pública apontam que o impasse evidencia a falta de planejamento conjunto entre as esferas federal e estadual. O caso revela as dificuldades de coordenação entre as diferentes instâncias envolvidas no transporte urbano.
É o sintoma maior da falta de uma política nacional de transporte metropolitano. Cada um tem um plano, cada um tem uma ideia, mas não conseguem fazer o fundamental, que é se coordenar e trabalhar em conjunto para a população
Gustavo Fernandes, professor de gestão pública da FGV
Até o momento, o governo federal não se manifestou oficialmente sobre o assunto.