Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
VÍDEO: briga entre estudantes interrompe aulão de IA no Mineirão
Confusão causada por provocações entre torcedores de Atlético e Cruzeiro impede evento histórico com 30 mil estudantes e frustra tentativa de recorde mundial.
19/11/2025 às 14:50por Redação Plox
19/11/2025 às 14:50
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O “aulão” de Inteligência Artificial (IA) que mobilizou cerca de 30 mil estudantes da rede estadual no Mineirão, em Belo Horizonte, precisou ser paralisado na manhã desta quarta-feira após uma briga generalizada entre os alunos presentes nas arquibancadas.
O aulão contou com a participação de estudantes de 11 cidades da RMBH, que receberam ensinamentos sobre temas tecnológicos de especialistas do Google
Foto: Reprodução / Redes sociais.
Pancadaria interrompe evento histórico de IA em BH
O grande evento, que pretendia bater o recorde mundial de maior aula ao vivo sobre IA, acabou frustrando os participantes. Imagens capturadas no local mostram diferentes grupos de estudantes se agredindo, enquanto a multidão acompanhava a confusão com gritos de incentivo à briga.
Estudantes filmaram o momento da confusão.
Vídeo: Reprodução / Redes sociais.
Discussão sobre futebol teria motivado confronto
Segundo relatos, a confusão começou quando mestres de cerimônia do aulão fizeram referências aos rivais de futebol local, Atlético e Cruzeiro, provocando os estudantes com perguntas como “Quem é Galo? Quem é Cruzeiro?”. A brincadeira, porém, não caiu bem entre parte do público e escalou para agressões. Até as 11h10, mais de uma hora após o horário previsto para o início da aula, a situação ainda não havia sido normalizada.
Evento buscava reconhecimento internacional
Promovido pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com o Google Gemini, o encontro pretendia reunir alunos de cerca de 200 escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e de outros 11 municípios para um grande momento de aprendizado sobre tecnologia, conduzido por profissionais do Google.
A iniciativa visava entrar no Guinness Book como a maior aula de Inteligência Artificial do mundo, mas a violência acabou interrompendo os planos de milhares de estudantes participantes.
Organização determina suspensão do aulão
Em nota, o Mineirão afirmou que a responsabilidade pela operação do evento é exclusivamente do governo estadual, destacando que o estádio atuou apenas como fornecedor do espaço.
Não há previsão para o retorno da programação do aulão de IA.