Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Propostas da ANS para planos de saúde incluem novas regras de preços e reajustes

Mudanças serão debatidas em audiência pública e podem valer a partir de 2026

19/12/2024 às 10:27 por Redação Plox

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta semana um conjunto de propostas para uma nova política de preços e reajustes dos planos de saúde no Brasil. As medidas serão debatidas em audiência pública marcada para os dias 28 e 29 de janeiro de 2025, e, caso sejam aprovadas, a previsão é que passem a valer a partir de janeiro de 2026.

Foto: Pexels/ Reprodução

De acordo com a ANS, as mudanças abrangem quatro pontos principais: reajuste de planos coletivos, regras de coparticipação e franquia, comercialização de planos online e revisão técnica de preços dos planos individuais e familiares.

Regras para planos coletivos

Uma das principais alterações previstas é a ampliação do tamanho dos agrupamentos de beneficiários. Atualmente, os contratos com até 29 vidas formam os agrupamentos. Com a nova proposta, o grupo será ampliado para mil beneficiários nos planos coletivos empresariais, enquanto os planos coletivos por adesão considerarão a totalidade dos contratos. O objetivo é diluir os riscos e promover reajustes mais equilibrados.

Outro ponto de destaque é a proibição da acumulação de dois tipos de reajuste: por índice financeiro e por sinistralidade. As operadoras deverão optar por um dos dois critérios. Além disso, o cálculo de reajuste terá que obedecer a uma sinistralidade mínima de 75%, o que, segundo a ANS, dará maior transparência ao consumidor sobre a composição dos reajustes.

No que se refere à rescisão de contratos, a proposta visa equiparar as regras de cancelamento dos planos coletivos às já aplicadas aos contratos de empresários individuais. Com isso, o cancelamento poderá ocorrer na data de aniversário do contrato, desde que o beneficiário seja comunicado com, pelo menos, 60 dias de antecedência, permitindo que o contratante tenha tempo para buscar uma nova alternativa.

Coparticipação e franquia

Nas regras de coparticipação e franquia, as propostas da ANS estabelecem novos limites financeiros. Passará a valer o teto de 30% de coparticipação por procedimento, além de um limite mensal de 30% do valor da mensalidade e um limite anual correspondente a 3,6 vezes o valor da mensalidade.

Outro ponto relevante é a criação de uma lista de procedimentos que estarão isentos de coparticipação ou franquia. Entre eles, estão tratamentos de doenças crônicas, terapias oncológicas, sessões de hemodiálise e alguns exames preventivos. A proposta visa proteger os usuários que precisam de acompanhamento contínuo e garantir maior previsibilidade de custos para os beneficiários.

Venda de planos de saúde online

A ANS também propõe tornar obrigatória a venda online de planos de saúde. A medida se aplica a planos individuais e familiares, coletivos por adesão e empresariais firmados por empresários individuais. O objetivo é facilitar o acesso dos consumidores a diferentes opções de produtos e agilizar o processo de contratação, além de evitar a seleção de risco. Até o momento, a venda eletrônica era facultativa.

Planos individuais e familiares

Para os planos individuais e familiares, a ANS estuda a criação de uma metodologia de revisão técnica de preços. O objetivo é definir critérios de elegibilidade para solicitação de revisão, além de contrapartidas que as operadoras deverão cumprir caso o pedido de revisão seja aceito. A expectativa é que as novas normas sejam elaboradas e publicadas em 2025.

Próximos passos

A partir das propostas apresentadas, a ANS iniciará uma consulta pública que ficará disponível para a sociedade entre 19 de dezembro de 2024 e 3 de fevereiro de 2025. Nesse período, qualquer pessoa ou entidade poderá enviar sugestões e contribuições para a agência.

Em seguida, nos dias 28 e 29 de janeiro de 2025, serão realizadas audiências públicas para discutir os quatro temas propostos. Cada tema terá um turno específico de debate – manhã ou tarde. Após essa etapa, as normativas serão submetidas à diretoria colegiada da ANS, que decidirá sobre a aprovação e publicação das regras regulatórias.

Compartilhar a notícia

Veja também
Vacinas Covid-19
SAúDE

Brasil recebe primeiro lote de vacinas da Pfizer nesta quinta (29)

Segundo informações do Ministério da Saúde, a orientação é que sejam priorizadas as capitais, devido às condições de armazenamento da vacina

dengue_6.jpg
SAúDE

Em meio à pandemia do coronavírus, Brasil registra mais de 600 mil casos de dengue

Ministério da Saúde registra 221 óbitos em decorrência da doença; outros 208 estão em investigação

Vacina contra covid-19
SAúDE

Vale do Aço recebe novas doses da vacina contra a Covid-19 nesta quinta

O quantitativo de doses só será falado após a chegada dos imunizantes

Hospital Márcio Cunha é eleito o melhor do Brasil em segurança e saúde no trabalho na área hospitalar
SAúDE

Hospital Márcio Cunha é eleito o melhor do Brasil em segurança e saúde no trabalho na área hospitalar

O HMC foi reconhecido, pelo segundo ano, por suas ações de prevenção de acidentes e desenvolvimento de melhores práticas de segurança, dentre os hospitais de todo o país que fazem parte da Anahp

para você
Redução da gasolina começa a surtir efeito em Minas
ECONOMIA

Redução da gasolina começa a surtir efeito em Minas

Queda nos preços é registrada em várias cidades mineiras, mas diferença entre os postos ainda é perceptível

Zeze.jpg
FAMOSOS

Zezé di Camargo teria forjado estar falido para não partilhar bens com Zilu, diz advogado

A ex-esposa do sertanejo pediu anulação da divisão de bens definida em 2016

Padre exorcista participará de encontro para famílias no Vale do Aço
GERAL

Padre exorcista participará de encontro para famílias no Vale do Aço

Programação inclui missas, oração, louvor e atividades especiais, com destaque para a participação de padres convidados e apoio à comunidade local

atleta
ESPORTES

Walewska, campeã olímpica pela Seleção de Vôlei, morre aos 43 anos

A causa da morte ainda não foi revelada