Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Saúde
Santana do Paraíso inicia vacinação contra bronquiolite em gestantes a partir da 28ª semana
Imunizante contra o Vírus Sincicial Respiratório está disponível em todas as 11 salas de vacina do município e protege indiretamente recém-nascidos nos primeiros seis meses de vida
19/12/2025 às 13:17por Redação Plox
19/12/2025 às 13:17
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A vacina contra a bronquiolite já está disponível em todas as salas de vacinação de Santana do Paraíso. O imunizante é indicado para prevenir formas graves da infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e é aplicado em gestantes a partir da 28ª semana de gestação, em dose única por gravidez, seguindo orientação do Ministério da Saúde. Com isso, busca-se proteger de forma indireta os recém-nascidos.
A servidora Dávila Marques já recebeu o imunizante, protegendo a própria saúde e garantindo mais segurança para o bebê que está esperando.
Foto: Divulgação
Aplicação em todas as unidades de saúde do município
De acordo com a referência-técnica em imunização de Santana do Paraíso, Ana Paula Vilela, a vacina está sendo aplicada em todas as 11 salas de vacina do município, durante o horário regular de funcionamento das unidades de saúde. As gestantes que se enquadram nos critérios estabelecidos devem procurar a unidade mais próxima para receber orientações e garantir a imunização.
Proteção para o bebê nos primeiros meses de vida
O imunizante age estimulando a produção de anticorpos maternos, que atravessam a placenta e conferem imunidade passiva ao bebê nos primeiros seis meses de vida, período considerado o de maior vulnerabilidade às complicações causadas pelo VSR.
O Vírus Sincicial Respiratório é apontado como a principal causa de infecções respiratórias graves em crianças menores de dois anos, respondendo por grande parte dos casos de bronquiolite e pneumonia em épocas de maior circulação viral. O risco é ainda mais elevado entre prematuros e crianças com cardiopatias congênitas ou doenças pulmonares crônicas, o que torna a prevenção uma estratégia essencial de saúde pública.
Segurança e contraindicações
A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é composta por proteína recombinante do vírus nas variantes A e B e apresenta bom perfil de segurança. As contraindicações se aplicam principalmente a pessoas com hipersensibilidade conhecida a algum dos componentes do imunizante. Reações graves são consideradas raras, conforme informações da bula.