Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Projeto para crianças autistas é lançado em ginásio de Ipatinga

Com atendimentos diferenciados e especiais destinados a mais de 100 crianças com o TEA, iniciativa do governo de Ipatinga visa à reabilitação da psicomotricidade de alunos

20/01/2023 às 23:48 por Redação Plox

 A Prefeitura de Ipatinga lançou nessa quinta-feira (19), no Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, no bairro Veneza, o Projeto TEAtivo, destinado ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa, que foi possível após emenda parlamentar destinada pelo vereador Daniel do Bem, visa à reabilitação da psicomotricidade dos alunos portadores de TEA. O atendimento será prestado a cerca de 100 alunos e acontecerá graças a parceria entre a PMI e o Centro de Integração Autista (CIA).

 

Foto: divulgação

 

Após o lançamento, o prefeito Gustavo Nunes, acompanhado de lideranças políticas e comunitárias, familiares e outros convidados, assistiu uma aula inaugural com alunos e professores que participarão do projeto.

“Nós, da administração municipal, sempre estivemos ao lado deste público, atentos a esta demanda e trabalhamos para possibilitar um atendimento responsável e acolhedor paras as crianças com TEA, dando todo o suporte necessário para elas e suas famílias. A iniciativa foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Ipatinga, o vereador Daniel do Bem e o Centro de Integração Autista (CIA), fazendo parte de um abrangente e efetivo conjunto de ações que estamos implementando em prol da família autista”, reforçou, para acrescentar em seguida: “Além desse projeto que inauguramos hoje, estaremos em breve oferecendo à população autista, gratuitamente, os serviços de diagnóstico e terapias que garantirão melhor interação e o desenvolvimento aos assistidos”.

 

Foto: divulgação

 

O TEAtivo é coordenado pela especialista em psicomotricidade Simone Martinho, e tem por objetivo o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, afetivas, sociais e comportamentais das crianças com TEA. 

“Usamos uma metodologia baseada na análise aplicada ao comportamento ABA, que  é padrão Ouro em intervenção para pessoas com autismo. As intervenções da psicomotricidade têm um papel primordial em todo o processo de ensino/aprendizagem, pois sabemos hoje que existe uma relação direta entre o movimento, atenção e concentração. Com a realização do projeto,  através das atividades lúdicas, contribuímos para o desenvolvimento das crianças”, explana a técnica no assunto.

 

Foto: divulgação

 

Parceria

Este é o primeiro projeto em que o município atua em parceria com o CIA. A presidente da entidade, Ivanete Freitas, vê o projeto como uma maneira de ampliar ainda mais a atuação da associação. “O CIA existe há mais de oito anos e, agora, vem crescendo sua área de atuação no acolhimento, atenção e orientação das famílias autistas de Ipatinga. Porém, foi nos últimos dois anos que a nossa entidade ganhou força e maior representatividade”, acentuou.


 

Compartilhar a notícia

Para você
Anvisa corre para importar antídoto contra metanol após surtos de intoxicação
SAúDE

Anvisa corre para importar antídoto contra metanol após surtos de intoxicação

Após aumento de casos relacionados a bebidas adulteradas, agência busca Fomepizol fora do país para conter emergências de saúde

Anvisa busca fornecedores internacionais de antídoto contra intoxicação por metanol
SAúDE

Anvisa busca fornecedores internacionais de antídoto contra intoxicação por metanol

Sem registro no país, medicamento Fomepizol é considerado urgente para emergências no SUS

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas
POLíTICA

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas

Julgamento da ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto voluntário até a 12ª semana, foi interrompido após votos favoráveis e segue sem nova data no STF.

Acidente em obra da Petrobras na Coreia do Sul mata trabalhador brasileiro
EMPREGO

Acidente em obra da Petrobras na Coreia do Sul mata trabalhador brasileiro

Rodrigo Reis caiu no mar após colapso de estrutura da P-79 durante teste de carga; outros operários também ficaram feridos