Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Litoral Norte de SP registra maior chuva da história do Brasil

Até o momento, foram registradas 40 mortes, sendo 39 em São Sebastião e uma em Ubatuba

20/02/2023 às 23:11 por Redação Plox

A chuva que caiu no último final de semana no Litoral Norte de São Paulo entrou para a história do país. Com o volume de chuva registrado em Bertioga, 683 milímetros acumulados em 24 horas, foi a maior precipitação da história do Brasil. Esse recorde foi verificado pelos órgãos competentes, como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Essa chuva sem precedentes causou diversos desastres e danos. Até o momento, foram registradas 40 mortes, sendo 39 em São Sebastião e uma em Ubatuba. Seis cidades declararam estado de calamidade e três dias de luto oficial. Além disso, há 1.730 desalojados e 766 desabrigados em todo o estado de São Paulo.


 

São Sebastião é umas das cidades mais atingidas -  Foto: divulgação

 

Os motivos para o alto volume de chuva são diversos. Um deles é a cadeia de montanhas da Serra do Mar, que provoca a formação de nuvens carregadas de água. Outro fator importante é a frente fria que veio do mar, que intensificou a chuva. A combinação desses fatores resultou na maior chuva registrada no país em todos os tempos.

A precipitação foi tão intensa que cinco fatores se juntaram para criar o movimento das nuvens e o grande volume de água. Esses fatores incluem baixa pressão no litoral de São Paulo, frente fria vinda pelo mar, ventos quentes vindos do Nordeste, nuvens com muita água e a cadeia de montanhas da Serra do Mar.

 

A população sofre com as consequências - Foto: divulgação

 

Embora o Cemaden tenha instalado a maior parte dos pluviômetros, não é possível afirmar que essa foi a maior chuva da história do país. Há regiões brasileiras que até hoje não têm medição, como áreas da Amazônia, onde as chuvas são muito intensas. Um exemplo disso é a chuva que ocorreu na cidade de Caraguatatuba em 1967 e deixou cerca de 450 mortos, mas não se sabe ao certo a quantidade de chuva que caiu.

A chuva destrutiva no Litoral Norte de São Paulo causou danos enormes à região. As autoridades competentes estão trabalhando para minimizar os efeitos da tragédia, incluindo o suporte às vítimas e ações para prevenir futuros desastres naturais.

Compartilhar a notícia

Veja também
Ana Luiza Pantaleão morreu em SP — Foto: Arquivo pessoal
GERAL

Ana Luisa Pantaleão: Sepultamento ocorre após mais de um mês do brutal assassinato

Família da jovem trans enfrenta obstáculos burocráticos e aguarda por justiça enquanto a comunidade lamenta sua trágica perda

GERAL

Esposa de dono da 'Vai de Bet' afirma erro da Justiça e muda perfil após prisão decretada

Aislla Rocha, sócia de empresa de apostas, nega envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro e acusa equívoco judicial.

GERAL

Juliana Perdomo é internada em estado grave após complicações no parto

Influenciadora sofre embolia amniótica ao dar à luz terceiro filho, Zac passa bem

Identificado casal de Timóteo que morreu em grave acidente na BR-101 em Sergipe
GERAL

Identificado casal de Timóteo que morreu em grave acidente na BR-101 em Sergipe

Nilson Caio Carneiro, de 70 anos, e Aparecida Lopes Carneiro, de 60, capotaram e caíram em lago, durante retorno de viagem; filha do casal foi resgatada e segue internada