Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Dia mundial sem carne: médica explica benefícios de alimentação com menos carne

Como tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens. A médica também lembra que a carne é uma das principais fontes de proteínas

20/03/2023 às 18:20 por Redação Plox

Nesta segunda-feira (20) é comemorado o dia mundial sem carne. Segundo a médica Patrícia Santiago, esse é um dia no ano em que as pessoas são convidadas a não consumir carne e repensar no consumo desse alimento.

“Vemos como uma das formas de ajudar o nosso planeta é por meio da redução do consumo de carne, já que o impacto causado em sua produção é muito grande. Além disso, uma forma de contribuir nesse sentido é a adesão a uma dieta vegetariana”, disse.

Foto: reprodução Pixabay

 

Segundo Patrícia, o vegetarianismo é uma prática alimentar composta de alimentos vegetais, podendo incluir cogumelos, algas e sal, e excluindo qualquer tipo de carne animal, com ou sem o uso de produtos lácteos, ovos e/ou mel.

“Vale ressaltar que o número de adeptos ao vegetarianismo e veganismo tem aumentado. Isso sem contar, os semivegetarianos e/ou flexitarianos, que são indivíduos que têm uma alimentação quase vegetariana, mas que utilizam carnes em até 3 refeições por semana, sendo uma excelente opção para sua saúde; ou seja, mesmo não seguindo totalmente este estilo de vida, esses indivíduos apresentam um baixo consumo carne e estão em um grupo entre o onívoro e o vegetariano”, pontua.

Foto: Divulgação

 

Como tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens. A médica também lembra que a carne é uma das principais fontes de proteínas, ferro, cálcio, vitamina B12 e outros. Então, ao passar para uma dieta mais vegetariana, a pessoa precisa compensar esses nutrientes. Por outro lado, ela também tem gordura e colesterol em excesso e pode fazer mal ao corpo a longo prazo. Por causa disso, parar de comer carne pode reduzir riscos de doenças cardiovasculares e fazer bem para a saúde de forma geral, mas é importante repor os nutrientes das carnes com outros alimentos.

“Se você deseja reduzir o consumo, tenha cuidado: mudar a alimentação drasticamente impacta no corpo e é mais difícil de se adaptar. Por isso, faça essa troca aos poucos”, fala.

“Se deseja parar de consumir carne Dia Mundial Sem Carne para começar e determine um dia na semana para só fazer receitas sem carne. Que tal aderir ao movimento da segunda-feira sem carne, por exemplo? Quando criar costume, suba para dois dias e assim sucessivamente até virar um hábito. Para não desanimar, a dica é aprender receitas bem diferentes para variar a cada refeição. Você pode até fazer adaptações com receitas que já conhece para a mudança ser mais fácil e antes fazer uma avaliação médica para conferir seus níveis de ferros e vitaminas do complexos por exemplo com a orientação de como irá manter as reposição”.

A médica afirma que os alimentos ricos em proteínas para trabalhar nas substituições, são: feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, quinoa, linhaça, chia, nozes, óleo de canola, aveia e brócolis, entre outros alimentos integrais e leguminosas.

Compartilhar a notícia

para você
Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília
FAMOSOS

Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília

Ministro do STF foi ovacionado pela plateia após ser citado pela cantora, que dedicou o espetáculo a ele e reforçou críticas à anistia

PCMG
POLíCIA

PC investiga empresa que está oferecendo serviços de regularização de imóveis para Ipatinguenses

A polícia está recomendando aos moradores do bairro Limoeiro, que possuem imóveis em situação irregular, a não firmarem contratos com qualquer empresa que ofereça serviço de regularização urbana sem as devidas precauções

Golpe em Timóteo
POLíCIA

Homem perde R$ 18 mil em golpe em Timóteo

Homem viu um anuncio para realizar vendas de produtos, porém, tinha que investir valores

Concurso Garota Dionísio abre inscrições para jovens de 14 a 20 anos
LAZER

Concurso Garota Dionísio abre inscrições para jovens de 14 a 20 anos

Evento promovido pela Prefeitura de Dionísio e pelo influenciador Portineelly valoriza autoestima, cultura e juventude feminina