Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Alunas de Minas Gerais ganham destaque internacional ao participarem de projeto com astronautas da Space X

Únicas brasileiras selecionadas, estudantes de Uberlândia fazem parte de grupo global que entrevistará tripulação da missão Fram2

20/04/2025 às 17:30 por Redação Plox

Duas estudantes de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, conquistaram um feito raro ao serem as únicas brasileiras selecionadas para participar do projeto internacional 'The Blue Marble', uma iniciativa que permite que crianças de diferentes países façam perguntas a astronautas após missões espaciais.


Imagem Foto: Reprodução/Tv Integração

Alícia Greco Ribeiro Saraiva, de 9 anos, e Laura Silva Aquino, de 10, alunas de uma escola particular da cidade, foram escolhidas entre crianças de países como Alemanha, Austrália, Namíbia, Malta e Reino Unido para questionar os astronautas da missão Fram2, da Space X. Entre suas perguntas estavam curiosidades como a percepção do tempo no espaço e as contribuições das descobertas espaciais para o futuro da humanidade.


Para participar da seleção, as meninas gravaram vídeos de 30 segundos, em inglês, abordando temas relacionados ao espaço. As perguntas seriam exibidas durante a missão e respondidas posteriormente pelos astronautas. Apesar de ainda não terem recebido as respostas, Alícia e Laura já vivem a expectativa do retorno da tripulação.


Imagem Foto: SpaceX/Divulgação

O projeto é realizado pela ONG inglesa OOTIBOO e conta com o apoio do Instituto Ambientes em Rede, braço da Foundation for Environmental Education, sediada na Dinamarca. A diretora da escola, Odete Dutra, destacou a importância do protagonismo infantil na campanha. "A ideia é que, mesmo sem estar na nave, os alunos sintam que fazem parte da missão."


A missão Fram2 foi lançada no dia 31 de março, com o foguete Falcon 9 partindo do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Estados Unidos. Após quatro dias de experiências científicas em órbita, a nave Dragon retornou no dia 4 de abril, pousando com segurança na costa de Oceanside, Califórnia. Esta foi a primeira missão tripulada a orbitar a Terra em trajetória polar, sobrevoando as regiões polares.


Durante a estadia no espaço, a equipe realizou estudos voltados à saúde humana e sustentabilidade, incluindo o primeiro teste de raio X no espaço e pesquisas sobre a regulação da glicose e os efeitos da microgravidade sobre músculos e ossos.


A professora de Ciências das alunas, Erica Rossi Santos, elogiou a ação, ressaltando sua relevância no estímulo ao pensamento crítico e na formação de jovens questionadores e conscientes. "Esse tipo de experiência proporciona um aprendizado significativo e desenvolve a autonomia intelectual das crianças."


Enquanto aguardam as respostas dos astronautas, Alícia e Laura seguem inspirando seus colegas e mostrando que a curiosidade pode ultrapassar fronteiras — inclusive as da atmosfera terrestre.


Compartilhar a notícia