Vídeo: há quase três anos fechada, Casa de Memória é reaberta em Timóteo

O local guarda um grande acervo sobre história, arquitetura e cultura do município

Por Plox

20/05/2022 15h35 - Atualizado há quase 2 anos

Nesta sexta-feira (20), foi reinaugurada a Casa de Memória e Pesquisa Legislativa de Timóteo, Minas Gerais, que hoje é comandada pela Câmara Municipal da cidade. O local guarda um grande acervo sobre história, arquitetura e cultura do município.

Após quase três anos fechada, o local foi reaberto em uma cerimônia que contou com a presença de Luiz Perdigão, presidente da Câmara, Douglas Willkys, Prefeito de Timóteo, José Vespasiano, vice-prefeito de Timóteo, e outras autoridades.

José Vespasiano, vice-prefeito; Douglas Willkys, prefeito; Luiz Perdigão, presidente da Câmara; e Rosângela Reis, deputada estadual. Foto: Lúcio Antônio/ Plox

 

O Plox esteve no local e conversou com Francisca Dias, primeira coordenadora da Casa de Memória e filha de Jorge Dias Duarte, responsável por construir a casa e que inclusive, dá nome a uma avenida, no bairro Santa Cecília.

Quem conversou com a reportagem também foi Roberto Paiva, ex-vereador e idealizador da Casa de Memória. Ele era o presidente da Câmara Municipal na época que ela foi iniciada. Sebastião Lana, atual coordenador da Casa, também falou com a reportagem sobre a importância do acervo. Veja:

 

Casa de Memória
Aberta aos estudantes e moradores, a Casa de Memória preserva grande parte do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural de Timóteo. Além disso, os visitantes podem conhecer ainda as biografias dos pioneiros da cidade, bem como a história política do município, com informações sobre os mandatos de prefeitos e vereadores.

Além de sua importância histórica, o local é um espaço de inclusão digital, pois oferece computadores e internet para que alunos possam realizar pesquisas. Há quase três anos, a Casa de Memória teve que ser fechada, dado um laudo do Corpo de Bombeiros à época, que apontou problemas estruturais que colocavam em risco a segurança dos servidores e usuários. A atual Mesa Diretora da Câmara de Timóteo realizou as reformas necessárias e o local voltou a funcionar hoje

A Casa de Memória, inicialmente, deverá funcionar de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h, porém, o horário fixo de funcionamento deve ser divulgado pela Câmara nos próximos dias. O endereço é rua Mateus de Araújo Silva, nº 149, bairro São José.
 

Destaques