Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Lazer

Esquadrilha da Fumaça retorna a Valadares após duas décadas para um espetáculo aéreo colorido

Os moradores poderão desfrutar do espetáculo a partir de vários pontos da cidade. A exibição poderá ser vista da frente do aeroporto e dos bairros vizinhos

20/05/2023 às 15:04 por Redação Plox

Este domingo (21) trará uma mudança nos céus de Valadares, usualmente coloridos pelos paragliders locais. Após um hiato de 21 anos, a famosa Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), retorna à cidade para realizar um deslumbrante espetáculo de acrobacias aéreas e um desfile de cores no Aeroporto Coronel Altino Machado a partir das 16h.

Os moradores poderão desfrutar do espetáculo a partir de vários pontos da cidade. A exibição poderá ser vista da frente do aeroporto e dos bairros vizinhos. Além disso, a Estação Olímpica proporcionará uma vista privilegiada, devido à sua infraestrutura com arquibancadas, bebedouros e banheiros, permitindo que o público desfrute do show com conforto. Para garantir um bom local, os espectadores são aconselhados a chegar cedo.

Pilotos da Esquadrilha da Fumaça realizando manobras. Foto: Divulgação.

 

Comandada pelo tenente-coronel Daniel Garcia Pereira, a equipe da FAB planeja executar cerca de 50 manobras utilizando sete aeronaves modelo A-29 Super Tucano - um avião de combate produzido pela Embraer. A apresentação, que terá cerca de 40 minutos de duração, contará com a narração dos próprios pilotos, que se alternarão durante o show.

Mudanças no trânsito devido ao show aéreo

O trânsito será restrito a partir das 14h30, entre as rotatórias do cemitério Memorial Park e a avenida Industrial, nas imediações do aeroporto, em decorrência da apresentação. A circulação será permitida apenas para pedestres. Durante esse período, o acesso ao aeroporto será realizado pela avenida Euzébio Cabral - bairro Santa Rita - e pelo anel rodoviário - no Distrito Industrial. As linhas de transporte coletivo urbano serão redirecionadas para a avenida Euzébio Cabral (JK).

O legado da Esquadrilha da Fumaça

Internacionalmente reconhecida, a Esquadrilha da Fumaça tem como missão representar e promover a imagem institucional da Força Aérea Brasileira. A equipe nasceu da iniciativa de instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica do Rio de Janeiro, que, em seu tempo livre, treinavam acrobacias em grupo para incentivar os cadetes a confiar em suas habilidades e na segurança das aeronaves de instrução, incentivando-os a seguir na carreira militar. A primeira apresentação oficial da equipe ocorreu em 14 de maio de 1952.

Para melhorar a visualização das manobras, um tanque de óleo foi adicionado aos T-6, permitindo a produção de fumaça. Desde então, o grupo foi carinhosamente apelidado de "Esquadrilha da Fumaça" pelo público e pelos cadetes.

A equipe já utilizou diversas aeronaves ao longo dos anos. Em 2015, o A-29 Super Tucano passou a ser a aeronave de escolha para as manobras da Esquadrilha. Desde a sua criação, a Esquadrilha da Fumaça já realizou demonstrações em todos os estados brasileiros e em mais de 20 países, incluindo Argentina, Chile, Estados Unidos e Canadá, consolidando sua reputação no palco mundial.

Valadares celebra o retorno da Esquadrilha

A apresentação do próximo domingo em Valadares é um retorno aguardado, e a cidade está preparada para receber novamente este espetáculo único. A população local, acostumada a admirar os paragliders que costumam colorir o céu, agora terá a chance de testemunhar as acrobacias aéreas da renomada Esquadrilha da Fumaça, dando aos valadarenses um novo motivo para olhar para o céu com admiração.

 


 

Compartilhar a notícia

para você
Prefeitura-fabriciano.JPG
GERAL

Fabriciano implanta Ouvidoria Digital

E-Ouve pode ser acessado por computador, smartphone e tablet é a 1ª cidade do Leste Mineiro a implantar Ouvidoria Digital

Indivíduo invade casa em Ipatinga
POLíCIA

Indivíduo invade casa e furta celulares, aliança de ouro e relógio em Ipatinga

Segundo as vítimas, o indivíduo invadiu a residência após eles terem saído

jogo
ESPORTES

Corinthians empata jogo com América com gol no último segundo

Giuliano evita derrota do Timão no último minuto contra o último colocado do Brasileirão

Roberto Ferreira Dias
POLíTICA

Demitido o diretor do Ministério da Saúde acusado de cobrar propina por compra de vacina

Roberto Ferreira Dias foi colocado na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta. A exoneração foi publicada nesta quarta (30)