Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

FNDE prorroga prazo para renovação de contratos do Fies

Novo prazo passa para 30 de setembro

20/07/2021 às 15:19 por Redação Plox

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou até 30 de setembro o prazo para renovação semestral dos contratos assinados com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A medida foi publicada hoje (20) no Diário Oficial da União e vale para contratos simplificados e não simplificados do primeiro semestre de 2021.

O processo de renovação deve ser feito por meio do sistema SisFies. O período vem sendo estendido para garantir que todos os estudantes possam realizar os aditamentos neste período de pandemia da covid-19.

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

A autarquia responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC) também estendeu o prazo, até 30 de setembro, para os estudantes interessados pedirem a transferência de curso ou de instituição de ensino e a dilatação do período de utilização do financiamento estudantil referente ao primeiro semestre do ano.

Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies. 

A prorrogação feita pelo FNDE vale para contratos assinados até dezembro de 2017. Os contratos do Novo Fies, firmados a partir de 2018, têm cronograma definido pela Caixa.

O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. 

Já o P-Fies funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

Compartilhar a notícia

Veja também
Prefeitura de Ipatinga propõe comissão para tratar demandas da Educação
EDUCAçãO

Prefeitura de Ipatinga propõe comissão para tratar demandas da Educação

Reunião com representantes do Sind-UTE abordou valorização salarial, concurso e 13º; novo encontro será agendado

Cadastro escolar em Minas Gerais será feito até 11 de dezembro
EDUCAçãO

Cadastro escolar em Minas Gerais será feito até 11 de dezembro

Para se inscrever na rede pública estadual mineira é preciso acessar o endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br

escola.jpg
EDUCAçãO

Escolas Municipais de Belo Oriente recebem novos jogos de carteiras

Ao total, foram entregues 220 novas mesas e cadeiras para as escolas

auto.jpg
EDUCAçãO

SENAI-MG está com matrículas abertas para cursos semipresenciais

Interessados em participar devem ter no mínimo 16 anos e ter o ensino médio em andamento ou concluído

para você
6102017152549660.jpg
SAúDE

Vote: você acredita que o choro pode reduzir os níveis de estresse corporal?

Vote para ver o resultado parcial

prêmios
GERAL

Aciapi e CDL de Ipatinga entregam prêmios da campanha Amor Premiado 2021

Ao todo, foram entregues aos sorteados três vales-compra de R$ 1.000 para serem gastos nas lojas participantes da campanha e dois vales-compra de R$ 500 para gastar no Ipatinga Shop

Lula visita Acre e Rondônia pela primeira vez no atual mandato
POLíTICA

Lula visita Acre e Rondônia pela primeira vez no atual mandato

Presidente anuncia pacotes de investimentos em infraestrutura e educação nos dois últimos estados do Norte que ainda não havia visitado

Reprodução
POLíTICA

Mudança em vista: Ministra do turismo Daniela Carneiro prestes a deixar o cargo

Carta de demissão pode ser apresentada ainda nesta quinta-feira ao presidente Lula.