Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Massa de ar polar seca provocou neve e geada no Sul

Previsão é gear mais na Região Sul e também em parte de SP, MS e MG

20/07/2021 às 12:23 por Redação Plox

A queda de temperatura prevista na semana passada pelo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) se confirmou e provocou geadas e temperaturas negativas no sul do país. A tendência apontada pelos meteorologistas é de que o frio continue “intenso” até quarta-feira (21) em grande parte do Brasil, principalmente nas madrugadas, devido à “massa de ar frio de origem polar bastante seca”.

Em nota, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que ontem (19), no Sul do Brasil, a menor temperatura foi registrada em General Carneiro, no sul do Paraná: -5,2°C. Até então, a menor temperatura do ano havia sido registrada no dia 29 de junho (-3,9°C).

Foram também registradas temperaturas negativas no planalto sul catarinense e no sul do Paraná. Em Bom Jardim da Serra (SC), a temperatura registrada ficou em -4,3°C. Em Inácio Martins (PR), a temperatura ficou em -2,4°C. Localizada na Área noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Rosa registrou -1,8°C.

 

Foto: Divulgação/Defesa Civil de Santa Catarina 

 

Algumas localidades da Serra da Mantiqueira (MG) também negativaram. Em Monte Verde chegou a gear, e a temperatura registrada chegou a -1,2°C. Segundo o SNM, Rio Brilhante (MS) foi a cidade com temperatura mais baixa (-1,5°C). Nevou em pontos isolados de Campos de Cima da Serra (RS) e no alto do Planalto Sul Catarinense entre a noite de domingo (18) e o amanhecer da segunda-feira (19). “Ventos fortes, com velocidade acima dos 80 km/h, sopraram na faixa leste do Rio Grande do Sul (Pelotas atingiu 84km/h) em função do ciclone extratropical que se desloca pelo Atlântico, a leste-sudeste do Rio Grande do Sul”, informou o Inmet.

Em São Paulo, a menor temperatura foi em Rancharia, no sudoeste, com -1°C. A queda de temperatura abrangeu também o noroeste do estado. Em Valparaíso, a mínima chegou a 0,7°C.

A previsão de “geada de intensidade moderada a forte” continua para “uma ampla área da Região Sul, centrossul do Mato Grosso do Sul, parte do interior de São Paulo e sul de Minas Gerais incluindo a Serra da Mantiqueira na madrugada e nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (20)”.

Para quarta-feira (21), a previsão é de que a geada diminua em sua área de abrangência e em sua intensidade, “mas ainda ocorre com moderada intensidade em área mais restrita ao sul do país, e de fraca intensidade sobre parte do leste de São Paulo e Mantiqueira (divisa do Rio com São Paulo)”.

Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: CBMG / Divulgação
GERAL

Carro cai em córrego e deixa três feridos no interior de Minas

Resgate após queda de veículo

amizade.jpg
GERAL

Cachorrinho é motivação para menino com paralisia cerebral progredir em tratamento

O menino teve que se separar do animal ao se mudar para Osasco e sua evolução piorou, só melhorando com a presença do cão

Ataque de pitbull termina com morte de mulher em Minas Gerais
GERAL

Ataque de pitbull termina com morte de mulher em Minas Gerais

Isamara Eleutério Balbino, de 40 anos, foi atacada na rua durante a madrugada; tutora do cão foi indiciada

GERAL

Vídeo: motociclista morre ao ser atropelada por ônibus em Itabira

Colisão arremessa motociclista para debaixo do ônibus, resultando em grave atropelamento e morte no local