Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Declarações de ministro Dino abalam setor financeiro e intensificam temores de sanções internacionais

Declarações de ministro Dino abalam setor financeiro e intensificam temores de sanções internacionais

20/08/2025 às 11:36 por Redação Plox

A reação do mercado financeiro brasileiro foi imediata após declarações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que sinalizou possíveis punições a bancos que acatarem sanções contra o também ministro Alexandre de Moraes. A repercussão, nesta terça-feira (19), elevou o clima de incerteza entre instituições financeiras e resultou em uma perda de R$ 41,3 bilhões em valor de mercado das ações bancárias na B3.

Imagem Foto: Agência Senado


Insegurança Jurídica e Queda das Ações


Banco do Brasil e Santander lideraram as perdas, com recuos de 6,02% e 4,87%, respectivamente. Já BTG, Bradesco e Itaú registraram desvalorizações acima de 3%. As declarações de Dino vieram após a aplicação da Lei Magnitsky — que prevê sanções contra autoridades estrangeiras acusadas de violações de direitos — a Moraes, por parte da justiça dos Estados Unidos.


Pela norma norte-americana, os ativos do ministro seriam congelados, o que impõe um dilema às instituições brasileiras com operações internacionais: seguir a legislação dos EUA ou obedecer às determinações do STF.


Medo de Retaliação Internacional


A apreensão entre dirigentes do setor bancário cresce diante da possibilidade de retaliações dos EUA, especialmente para bancos com forte presença no sistema financeiro global, como Itaú, Bradesco, BTG, Santander e Banrisul. Um ex-presidente de banco com operações em ambos os países afirmou que o cenário, já delicado desde o início do governo Trump com suas medidas contra o Brasil, foi agravado pelas falas de Dino.


Os departamentos jurídicos das instituições estão avaliando o risco de sanções estrangeiras diante do impasse.


Nubank e o Silêncio das Instituições


Entre os poucos que se pronunciaram, o Nubank afirmou a um jonral de São Paulo que ainda está acompanhando o caso e que, no momento, não há ações requeridas. “Temos um cumprimento absoluto das leis brasileiras e internacionais”, declarou Livia Chanes, CEO do banco no Brasil.


Outros bancos preferiram o silêncio. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que geralmente representa o setor, também optou por não comentar.


Impacto no Banco do Brasil


O Banco do Brasil, que acumula uma queda de 17,2% em 2025, foi um dos mais afetados. Como parte de sua estrutura é estatal, analistas apontam que a instituição tende a sofrer ainda mais pressão, tanto política quanto financeira.


“O mercado penaliza mais as instituições públicas nesse tipo de ambiente”, explicou João Sá, da Arton Advisors. Em nota, o BB afirmou que atua conforme a legislação brasileira, as normas internacionais e os regulamentos dos mais de 20 países onde opera.

Compartilhar a notícia

Veja também
campos-neto-agbra.jpg
ECONOMIA

Novo sistema de pagamentos permitirá saque em lojas, diz presidente do BC

dinheiro-ebc.jpg
ECONOMIA

Auxílio Emergencial: Caixa libera hoje (6) saque do benefício; saiba quem recebe

Segundo banco, os pagamentos vão ocorrer até o dia 18 de julho, e o saque será de acordo com o mês de aniversário do beneficiário

ECONOMIA

Economista Leo Siqueira rebate PEC de Erika Hilton sobre escala 6x1 com críticas ao impacto econômico

Deputado alerta sobre alta de custos, informalidade e desemprego como efeitos da proposta

ECONOMIA

STJ pode rever multa bilionária para CSN

O posicionamento firme das duas agências técnicas e administrativas abre uma possibilidade para que o STJ reveja sua decisão

para você
camisinha.jpg
SAúDE

Uso da camisinha é ignorado por 36% dos jovens brasileiros, diz pesquisa

Em dados específicos, o número de pessoas infectadas pelo HIV no Brasil aumentou em 21% nos últimos 10 anos

Estudantes mineiros do 7º ano passam por teste de fluência de leitura
EDUCAçãO

Estudantes mineiros do 7º ano passam por teste de fluência de leitura

Plataforma Elefante Letrado já soma mais de 74 mil horas de leitura em 2025 e integra o Projeto de Leitura e Escrita da rede estadual

minas
GERAL

Vice-governador prestigia lançamento do programa Minas Reurb em Ipatinga

Reunião teve como finalidade apresentar as fases do programa e alinhar as informações com os moradores contemplados

IBGE — Foto: Divulgação
EMPREGO

Inscrições abertas para estágio no IBGE em diversos cursos superiores

Para participar, os interessados devem estar matriculados a partir do terceiro período em faculdades públicas ou privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e ter pelo menos seis meses para a conclusão do curso na possível data de convocação.