Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Estudo prevê alta de 36% nas mortes por câncer colorretal até 2040

Diagnóstico tardio e acesso limitado a exames são apontados como principais fatores para crescimento preocupante da doença no Brasil

20/09/2025 às 12:18 por Redação Plox

A mortalidade causada pelo câncer colorretal pode aumentar em 36% no Brasil até 2040, segundo dados divulgados pela Fundação do Câncer. A projeção reforça o alerta sobre a gravidade do cenário para a saúde pública, especialmente diante da crescente incidência da doença entre adultos jovens.


Imagem Foto: Pixabay

Atualmente, o câncer colorretal ocupa a terceira posição entre os tipos que mais acometem brasileiros, atingindo principalmente homens e mulheres entre 30 e 69 anos, conforme informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), vinculado ao Ministério da Saúde.


Entre os fatores que contribuem para o avanço da doença, o estudo destaca o diagnóstico tardio e as dificuldades no acesso a exames essenciais, como a colonoscopia e a pesquisa de sangue oculto nas fezes. A sobrecarga do sistema público de saúde agrava a situação, principalmente em regiões com maior desigualdade, como o Norte e o Nordeste do país.


O professor José Joaquim Ribeiro da Rocha, do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), aponta os hábitos alimentares ocidentais como um agravante. Ele explica que a dieta atual é rica em carnes processadas e ultraprocessadas, como salsicha, bacon e presunto, e pobre em fibras, o que favorece o desenvolvimento da doença.


O especialista também chama atenção para a diferença de impacto entre os gêneros. A previsão é de um aumento de 37,63% na incidência do câncer colorretal em mulheres e de 35% em homens. De acordo com o professor, essa discrepância se deve, em grande parte, à demora das mulheres em buscarem atendimento médico, priorizando, muitas vezes, o cuidado com a família em detrimento da própria saúde.


Ele ressalta ainda que, embora existam exames de rastreamento, como a polipectomia, a estrutura disponível no país não é suficiente para atender à demanda. “A fila de espera é extensa, o que atrasa o diagnóstico e o início do tratamento”, afirmou.


A expectativa de aumento nos óbitos reforça a necessidade de políticas públicas mais eficazes na prevenção e detecção precoce do câncer colorretal, especialmente em áreas vulneráveis.


Compartilhar a notícia

Veja também
SAúDE

Estudo revela benefícios e riscos das "canetas emagrecedoras" no corpo humano

Pesquisa com base em 2,4 milhões de pacientes mapeia os efeitos dos medicamentos GLP-1, como a semaglutida, apontando impactos positivos e adversos na saúde.

390daa6583bae07f008a3995decd28fae3c75fa7fef73e826dd969ce271e3cbd.jpg
SAúDE

Empresa norte-americana anuncia primeira vacina contra o novo coronavírus

Após produção em 42 dias, próximo passo é o teste em humanos; vacina só deve estar à disposição da população em, no mínimo, 12 meses

remédio.jpg
SAúDE

Pelo menos 19 medicamentos são suspensos pelo Ministério da Saúde

Ministério da Saúde diz que o ato de suspensão "é por um período transitório”

ipatinga
SAúDE

Prefeitura de Ipatinga afirma que vai reformar 18 UBS’s e construir três novas Unidades

Obras começam na próxima semana e devem ser concluídas até o final de 2023

para você
Shopee oferece quase mil vagas de emprego em Minas com salários de até R$ 5,3 mil
EMPREGO

Shopee oferece quase mil vagas de emprego em Minas com salários de até R$ 5,3 mil

Plataforma abre 964 oportunidades em cidades mineiras para reforçar operações no fim de ano; maioria é para setor logístico

trasnito.jpg
GERAL

Explosões de rochas na BR-381 interrompem trânsito nesta quinta-feira

As detonações geralmente têm duração de cerca de 20 a 40 minutos. Após essa atividade o trânsito volta a fluir normalmente

Gás do Povo: governo detalha regras para distribuição gratuita de botijões
ECONOMIA

Gás do Povo: governo detalha regras para distribuição gratuita de botijões

Programa deve alcançar 15,5 milhões de famílias inscritas no CadÚnico e poderá ser acumulado com o Bolsa Família

Levantamento do IBGE mostra aumento do trabalho infantil no Brasil em 2024
EMPREGO

Levantamento do IBGE mostra aumento do trabalho infantil no Brasil em 2024

Número de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos nessa condição chegou a 1,65 milhão, representando 4,3% da população da faixa etária