Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

CPI da Pandemia: relatório de Renan Calheiros pede 68 indiciamentos

Na lista, estão o presidente da República e quatro ministros

20/10/2021 às 17:15 por Redação Plox

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado, apresentado nesta quarta-feira (20) pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), tem  mais 1,1 mil páginas, divididas em 16 capítulos e 29 tipos penais apontados. O texto, que será votado pelo colegiado na próxima terça-feira (26), pede o indiciamento de 66 pessoas e de duas empresas. Uma delas é a Precisa Medicamentos, que intermediou a negociação de um contrato que acabou cancelado pelo Ministério da Saúde para a aquisição de 20 milhões de doses da vacina indiana Covaxin. A outra é a VTClog, contratada pelo Ministério da Saúde para cuidar da logística da distribuição de vacinas e insumos contra a covid-19, que também é suspeita de irregularidades.

Foto: Agência Senado

 

Entre os nomes da lista estão o do presidente da República, Jair Bolsonaro, e de quatro ministros: Marcelo Queiroga (Saúde), Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência), Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União) e Walter Braga Netto (Defesa). Constam ainda, entre as sugestões de indiciamento, os ex-ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Eduardo Pazuello (Saúde). Entre os parlamentares, a lista traz os deputados federais Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, Osmar Terra (MDB-RS), Carla Zambelli (PSL-SP), Bia Kicis (PSL-DF) e Carlos Jordy (PSL-RJ), além de três filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o senador Flávio Bolsonaro (Patriotas-RJ) e o vereador pelo Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos).

Também figuram no rol de pedidos de indiciamentos Luciano Hang, Otávio Fakhoury, Carlos Wizard, além da médica Nise Yamaguchi e do virologista Paolo Zanotto, todos nomes apontados como sendo de integrantes de um gabinete paralelo de aconselhamento do presidente na pandemia.

Compartilhar a notícia

Veja também
Boulos deve assumir ministério de Lula em nova reforma na Esplanada
POLíTICA

Boulos deve assumir ministério de Lula em nova reforma na Esplanada

Deputado Guilherme Boulos é cotado para substituir Márcio Macêdo na Secretaria-Geral da Presidência; mudança visa fortalecer relação com movimentos sociais

POLíTICA

Cármen Lúcia toma posse no TSE nesta segunda-feira

Cerimônia em Brasília marca nova gestão na Corte Eleitoral

POLíTICA

Lula desafia orientações da equipe e mantém críticas a Bolsonaro

Segundo o cientista político Valdir Pucci, a insistência de Lula na polarização é uma estratégia inteligente, atraindo votos de eleitores que rejeitam Bolsonaro.

brasília
POLíTICA

Congresso convoca parlamentares para posse de Lula e Alckmin

Assinatura do termo de posse será às 15h no plenário da Câmara

para você