Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Pane na nuvem da Amazon causa instabilidade mundial

Queda nos servidores da Amazon impacta plataformas como Prime Video, Snapchat, Zoom e prejudica usuários no Brasil e no mundo nesta segunda-feira (20)

20/10/2025 às 07:47 por Redação Plox

Uma falha nos serviços de computação em nuvem da AWS, unidade da Amazon, deixou centenas de aplicativos e plataformas digitais fora do ar nesta segunda-feira (20), afetando empresas e usuários em diversos países. Entre os serviços atingidos estavam o próprio site da Amazon, a assistente virtual Alexa, o Snapchat, o Zoom e o aplicativo educacional Duolingo.

Apagão na Amazônia afeta serviços em nível mundial.

Apagão na Amazônia afeta serviços em nível mundial.

Foto: Reprodução: Unsplash

Mais de 500 empresas impactadas globalmente

De acordo com informações da AWS, mais de 500 empresas com sistemas hospedados em sua nuvem sofreram impactos no fornecimento dos serviços. O apagão afetou milhões de pessoas, inclusive no Brasil, derrubando o streaming Prime Video, o aplicativo de inteligência artificial Perplexity e jogos populares como Fortnite.

Falha identificada e sinais de recuperação

A empresa relatou que, por volta das 7h (horário de Brasília), começou a observar indícios de recuperação gradual em sua rede. A origem do problema teria ocorrido em servidores alocados na região chamada "US-EAST-1", que é utilizada por muitos clientes globais. Antes disso, a companhia já havia comunicado esforços técnicos para restaurar a operação.

Continuamos a observar recuperação na maior parte dos serviços da AWS afetados. Podemos confirmar que serviços e funcionalidades globais que dependem da região US-EAST-1 também se recuperaram. Continuamos trabalhando para a resolução completa AWS em seu site

Principais plataformas afetadas

Relatórios do site Downdetector, especializado no monitoramento de instabilidades digitais, registraram falhas ainda nos jogos Roblox, Clash Royale e Clash of Clans. Plataformas financeiras, como o Venmo, do Paypal, e o Chime, também ficaram fora do ar. O aplicativo de transporte Lyft, bastante popular nos Estados Unidos, apresentou instabilidade para milhares de usuários.

Perplexity e Signal relatam dificuldades

O CEO da startup de inteligência artificial Perplexity, Aravind Srinivas, confirmou por meio de uma publicação que a empresa ficou indisponível devido à pane nos servidores da AWS. Já a presidente do aplicativo de mensagens Signal, Meredith Whittaker, informou na rede social X que a plataforma também foi afetada pelo problema.

Importância e concorrência no setor de nuvem

A AWS oferece infraestrutura crítica de computação, armazenamento e outros serviços digitais para companhias, governos e usuários individuais. A empresa disputa o mercado global com nomes como Google e Microsoft. Falhas em sua operação podem causar efeitos em cascata em sites e plataformas que dependem de sua infraestrutura.

Sem resposta oficial da Amazon

Tanto a AWS quanto a Amazon não responderam aos pedidos de comentário encaminhados pela agência de notícias Reuters.

Compartilhar a notícia

Para você
Aos 50 anos, Mineirinho quebra recorde mundial em megarrampa de 70m
ESPORTES

Aos 50 anos, Mineirinho quebra recorde mundial em megarrampa de 70m

Lenda do skate atinge 94 km/h ao descer fachada de prédio público em Porto Alegre e faz história no esporte

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco
POLíCIA

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco

Ônibus de turismo que voltava da Paraíba para a Bahia tombou após colisão com rochas; desgosto e comoção marcam acidente com vítimas fatais e dezenas de feridos

Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP
EDUCAçãO

Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP

Criança de 9 anos precisou ser levada ao hospital após ser agredida dentro da sala de aula; caso aconteceu na escola municipal Mahatma Gandhi, no Jardim Melvi

Ano de 2026 terá feriados prolongados em sua maioria
LAZER

Ano de 2026 terá feriados prolongados em sua maioria

Seis datas nacionais vão cair em segundas ou sextas-feiras, abrindo espaço para emendas com fins de semana