Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Aliados de Bolsonaro reagem à operação da PF e acusam governo de “cortina de fumaça”

Ação da Polícia Federal prende militares acusados de planejar golpe de Estado e gera críticas de bolsonaristas nas redes sociais

20/11/2024 às 12:48 por Redação Plox

Nesta terça-feira (19), aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiram com veemência à Operação Contragolpe, da Polícia Federal (PF), que resultou na prisão de cinco militares suspeitos de planejar um golpe de Estado em 2022. Pelas redes sociais, figuras próximas a Bolsonaro acusaram a ação de ter como objetivo associá-lo a crimes e desviar a atenção de problemas enfrentados pelo governo.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) classificou as prisões como “antidemocráticas” e afirmou que elas carecem de embasamento legal. Ele declarou: “Embora seja repugnante planejar a morte de alguém, isso não é crime no Brasil”. Flávio ainda aproveitou para defender seu projeto de lei que busca criminalizar atos preparatórios.

Zambelli e Bia Kicis atacam governo
A deputada Carla Zambelli (PL-SP) chamou a operação de “cortina de fumaça” e acusou o governo de utilizar ações como essa para prejudicar Bolsonaro. Sem mencionar nomes diretamente, Zambelli criticou o que considera ser um desrespeito contínuo à lei.

Bia Kicis (PL-DF), também deputada federal, fez coro às críticas e compartilhou uma frase do escritor Olavo de Carvalho, figura central no bolsonarismo: “Ou vocês prendem os comunistas pelos crimes que eles cometeram ou eles o prenderão pelos crimes que vocês não cometeram”.

Narrativas contra a direita
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que as investigações refletem uma “guerra de narrativas” contra a direita política no Brasil. Ele mencionou casos recentes envolvendo a família Bolsonaro, como as investigações sobre joias recebidas pelo ex-presidente e a polêmica em torno de registros de vacinação. Eduardo finalizou sua declaração prometendo que a resposta será dada nas urnas em 2026.

Advogado e outros aliados se posicionam
Fábio Wajngarten, advogado de Jair Bolsonaro, acusou o governo de tentar desviar o foco de sua gestão ao ligar o ex-presidente ao caso. Ele criticou duramente o ministro Paulo Pimenta, que apontou uma suposta conexão entre o grupo preso e o núcleo bolsonarista. Wajngarten classificou as declarações como “absolutamente inconsequentes”.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também fez comentários ácidos sobre o caso, atacando o governo em tom irônico: “A Janja fez tanta merda que tiveram que voltar com o tal golpe de estado”.

Compartilhar a notícia

Veja também
Rosa Weber
POLíTICA

Rosa Weber vota pela descriminalização do aborto até a 12ª semana

Apesar da manifestação da ministra, o julgamento virtual foi suspenso por um pedido de destaque do ministro Luís Roberto Barroso para levar o processo para análise do plenário presencial. A data da retomada do julgamento não foi definida

POLíTICA

Dia Nacional do Funk é instituído; Lula ressalta reconhecimento merecido

Presidente destaca a relevância cultural e social do gênero nascido nas periferias

palacio
POLíTICA

Entenda como funciona a transição de governo

Lei obriga o governo a passar informações sobre a administração

zanin
POLíTICA

Lula indica seu advogado ao STF

A expectativa pela indicação vem desde a transição de governo

para você
Record
POLíCIA

Tragédia em festa de aniversário: discussão termina em morte no interior de São Paulo

Homem é assassinado após confrontar indivíduo que empurrou sua esposa durante comemoração

Cadeirante idoso é atingido e arrastado por caminhão
POLíCIA

Cadeirante idoso é atingido e arrastado por caminhão

Luiz Jaeger, de 68 anos, foi atingido por caminhão e arrastado por metros em estrada da Lomba do Pinheiro; ele passa bem e caso será investigado

Último dia para moradores do Vale do Rio Doce pedirem indenização de R$ 35 mil
ECONOMIA

Último dia para moradores do Vale do Rio Doce pedirem indenização de R$ 35 mil

Termina nesta segunda (26) o prazo para adesão ao Programa Indenizatório Definitivo, destinado a vítimas do desastre da Samarco

GERAL

Bumbum de 126 cm vira "herói" e salva influencer de acidente em casa

Kerolay Chaves contou como sua queda no banheiro foi amortecida de forma inusitada, evitando ferimentos graves