Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Vacina LC16m8 contra Mpox é aprovada pela OMS para uso emergencial

Imunizante reforça combate à doença em regiões com surtos crescentes e amplia proteção para crianças e grupos vulneráveis

20/11/2024 às 15:39 por Redação Plox

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta terça-feira (19) a aprovação emergencial da vacina LC16m8 contra a mpox. Desenvolvida pela KM Biologics, a vacina torna-se o segundo imunizante a receber suporte da agência, reforçando os esforços para conter surtos da doença em diversas partes do mundo.

Foto: Pixabay

Prioridade para áreas com maior impacto
A aprovação ocorre em um cenário global alarmante, especialmente em países como a República Democrática do Congo, que lidera o número de casos. Até 31 de outubro, mais de 39 mil casos suspeitos e mais de mil mortes foram registrados na região. No Brasil, foram confirmados ou reportados como prováveis 1.638 casos até 9 de novembro, com 77,5% concentrados na região Sudeste.

A mpox foi declarada como emergência de saúde pública de interesse internacional em agosto, e a inclusão da LC16m8 visa atender rapidamente comunidades afetadas, especialmente em áreas de difícil acesso.

Vacina LC16m8: características e público-alvo
Indicada para pessoas com mais de um ano de idade, a LC16m8 é administrada em dose única e é considerada segura para crianças e pessoas em alto risco. Dados apresentados pelo fabricante, a KM Biologics, e pela agência reguladora japonesa PMDA comprovaram sua eficácia, inclusive em indivíduos com HIV controlado. No entanto, o imunizante é contraindicado para grávidas e pessoas imunocomprometidas.

A diretora-assistente geral da OMS para acesso a medicamentos e produtos de saúde, Yukiko Nakatani, destacou a relevância da decisão: “A inclusão emergencial da LC16m8 pela OMS marca um passo significativo na resposta à atual emergência, oferecendo uma nova opção para proteger populações, incluindo crianças.”

Expansão de imunizantes para diferentes públicos
A OMS também aprovou anteriormente a vacina Modified Vaccinia Ankara-Bavarian Nordic, conhecida como Jynneos, ampliando sua indicação em outubro para adolescentes entre 12 e 17 anos. Essa faixa etária é considerada particularmente vulnerável durante surtos da doença.

Com as novas aprovações, a OMS busca melhorar a resposta global à mpox, garantindo que populações em situação de vulnerabilidade tenham acesso às ferramentas necessárias para conter a propagação da doença.

Compartilhar a notícia

Veja também
Covid-19
SAúDE

Secretaria de Saúde identifica terceiro caso da variante Delta no Rio

Infectada é uma mulher de 72 anos de idade

Idosa sendo vacinada
SAúDE

Timóteo vacina com a segunda dose idosos com 78 anos ou mais e trabalhadores da saúde

A vacinação ocorrerá na próxima quarta e quinta-feira

Divulgação
SAúDE

Anvisa aprova Mounjaro: um avanço no tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade

Medicamento injetável visa controlar glicemia e aumentar a sensação de saciedade

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
SAúDE

Brasil enfrenta surto de dengue com mais de meio milhão de casos em 2024; MG lidera

Governo e forças armadas unem esforços para combater a epidemia, que já resultou em 75 mortes confirmadas e outras 340 sob investigação

para você
jogo
ESPORTES

Árbitro agredido em jogo de futebol no interior de Minas será indenizado por organizadora do evento

Prefeitura de Passa Quatro não teria garantido a segurança do local

EiiyqamX0AEeMOU.jpg
POLíTICA

Partidos definem candidatos a prefeito em Coronel Fabriciano; conheça os indicados

Seis pré-candidatos ao pleito já foram confirmados por seus partidos, mas as candidaturas ainda dependem da aprovação da Justiça Eleitoral

Flora Manga
EDUCAçãO

Inscrições para workshop gratuito de narração de histórias se encerram nesta quinta-feira

O workshop faz parte do “Projeto Parque de Histórias: Contos Populares e Universais” que pretende resgatar os contos da tradição oral como ferramenta de transmissão de saberes

Dinheiro
ECONOMIA

FGTS: trabalhadores nascidos em dezembro podem sacar até R$ 1 mil a partir de hoje

Segundo o Governo Federal, quem não tiver depósito automático deve pedir liberação