Problema elétrico obriga Air Force One com Trump a retornar à base nos EUA
Avião presidencial que levava Donald Trump a Davos volta à Base Conjunta Andrews após falha elétrica considerada menor; troca de aeronave deve atrasar chegada ao Fórum Econômico Mundial
21/01/2026 às 10:04por Redação Plox
21/01/2026 às 10:04
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O avião do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, precisou retornar à base pouco depois de decolar de Washington, na noite desta terça-feira (20), devido a um “problema elétrico menor” detectado no início da viagem rumo ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
MGN Online / US Air Force
Segundo a Casa Branca, a aeronave presidencial, o Air Force One, fazia apenas os primeiros minutos de voo quando a falha foi identificada e a tripulação decidiu voltar para a Base Conjunta Andrews, na capital americana, para troca de avião.
Retorno a Washington e troca de aeronave
De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, o problema foi detectado cerca de 45 minutos após a decolagem, o que levou os passageiros a retornarem à Base Conjunta Andrews, em Washington, para o procedimento de substituição da aeronave presidencial.
Na chegada à base, Trump embarcou em outro avião para retomar a viagem rumo à Suíça, onde tem agenda prevista no Fórum Econômico Mundial. A troca de aeronave deve provocar atraso na chegada da comitiva à cidade de Davos.
Relatos a bordo do Air Force One
Jornalistas que estavam a bordo relataram que as luzes da cabine se apagaram brevemente após a decolagem. Até o momento, porém, não houve explicação oficial detalhada sobre o que causou a falha elétrica na aeronave original.
Agenda de Trump em Davos
Trump tem discurso marcado para esta quarta-feira (21) no Fórum de Davos. A expectativa é de que o presidente concentre sua fala em temas econômicos internos, como custo de vida e acesso à moradia, em meio às críticas de parte do eleitorado, que o acusa de priorizar a agenda internacional em seu primeiro ano de mandato, com foco em crises como as da Faixa de Gaza e da Ucrânia.
Declaração antes do embarque
Antes de embarcar em Washington, Trump falou rapidamente com a imprensa sobre a viagem.
esta será uma viagem muito interessante, não sei o que pode acontecerEFE