Lula critica Trump e diz que republicano tenta governar o mundo pelo Twitter
Em evento do Minha Casa, Minha Vida no Rio Grande do Sul, presidente contrasta uso intenso de redes sociais por Donald Trump com importância do contato direto com a população e defende respeito e humanismo na política
21/01/2026 às 10:12por Redação Plox
21/01/2026 às 10:12
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Nesta terça-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao afirmar que o republicano tenta “governar o mundo pelo Twitter”. A fala ocorreu durante a cerimônia de entrega de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
Lula no Rio Grande do Sul
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Lula critica atuação de Trump nas redes sociais
Lula fez referência à antiga rede social Twitter, hoje chamada de X, plataforma adquirida pelo empresário Elon Musk. Foi a primeira visita do petista ao Rio Grande do Sul neste ano, em um evento marcado por discursos sobre comunicação política e respeito à população.
Durante a fala, o presidente relacionou o uso intenso das redes sociais por Trump à forma como governantes se comunicam com o povo, colocando em contraste o contato virtual e a presença física diante dos eleitores.
Apelo por respeito e presença no debate público
No discurso, Lula questionou a possibilidade de governar sem contato direto com a população e fez um apelo para que as pessoas sejam tratadas como seres humanos, e não como objetos, ao abordar o papel de líderes políticos e a necessidade de olhar “na cara” dos cidadãos.
Ele também convocou apoiadores a terem participação ativa no processo eleitoral deste ano, indicando que, na sua avaliação, a disputa passa pela escolha entre um país pautado por mentiras e fake news e outro baseado na verdade e no respeito a homens, mulheres, idosos e crianças.
Convocação para atuação nas eleições
Lula afirmou que os eleitores devem se comportar de acordo com o país que desejam construir no futuro, destacando a importância de recuperar o humanismo na vida política e social. Ao dirigir-se ao público, reforçou a ideia de que os próprios cidadãos são protagonistas do cenário eleitoral.
As declarações foram registradas durante o evento em Rio Grande e divulgadas por veículos de imprensa, que destacaram o tom crítico de Lula em relação a Trump e ao ambiente de desinformação nas redes sociais.