Roseana Sarney recebe alta após internação por pneumonia em São Paulo
Deputada federal e ex-governadora do Maranhão deixou o Sírio-Libanês após tratamento para pneumonia; em combate a câncer de mama triplo negativo, parlamentar teve última sessão de quimioterapia suspensa pela equipe médica
21/01/2026 às 09:01por Redação Plox
21/01/2026 às 09:01
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A deputada federal e ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (MDB), internada desde a noite de domingo (18/) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, recebeu alta na terça-feira (20/1), após tratamento contra um quadro de pneumonia.
A informação foi divulgada pela própria parlamentar em publicação nas redes sociais. Em uma foto ao lado do médico Roberto Kalil, ela celebrou o fim da internação ao escrever que estava comemorando a alta hospitalar.
Roseana está em tratamento contra um câncer de mama triplo negativo, considerado um dos tipos mais agressivos da doença. Ela havia deixado o hospital na quinta-feira (15/1), mas precisou retornar no dia seguinte em razão do problema pulmonar.
A última sessão de quimioterapia, que estava marcada para 27 de janeiro, foi suspensa pela equipe médica.
Em tratamento contra câncer, Roseana Sarney ficou internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ela teve alta na noite de terça (20/1)
Foto: Reprodução/ Instagram
Câncer de mama triplo negativo é mais agressivo
O diagnóstico do câncer de mama de Roseana Sarney foi revelado em agosto de 2025. Desde então, aos 72 anos, a deputada tem compartilhado com frequência detalhes do tratamento nas redes sociais e, mesmo reconhecendo as dificuldades, procura manter uma postura otimista e esperançosa em relação à cura.
De acordo com a American Cancer Society, o câncer de mama triplo negativo corresponde a cerca de 10% a 15% dos casos da doença. Ele é considerado mais agressivo porque tende a crescer e se espalhar com maior rapidez, oferece menos possibilidades de tratamento e tem um prognóstico mais desafiador.
Histórico de cirurgias e enfrentamento da doença
Esta não é a primeira vez que Roseana enfrenta um câncer. Em 1998, ela recebeu o diagnóstico e passou por quatro cirurgias, que incluíram a retirada de um nódulo no pulmão, a remoção de um tumor na mama, uma histerectomia e a retirada de nódulos intestinais.
Na época, os procedimentos foram conduzidos pelo médico Raul Cutait e se estenderam por cerca de oito horas. Até 2016, Roseana já havia passado por 23 cirurgias para remoção de tumores benignos e malignos, o primeiro deles identificado quando ela tinha 19 anos.