Onça avistada no Vale do Aço: saiba como agir na presença do animal

Major Porto, comandante da 12ª Região de Polícia do Meio Ambiente, orienta a população sobre como agir na presença do felino.

Por Plox

21/02/2024 14h02 - Atualizado há 2 meses

Na região do Vale do Aço, uma onça-pintada foi avistada nas proximidades do Parque Estadual do Rio Doce, especificamente no distrito de Baixa Verde. O Major Porto, comandante da 12ª Região de Polícia do Meio Ambiente, destacou que esse episódio é normal para a região, por se tratar de uma área de preservação, onde existe uma população de felinos habitando a reserva.

Assista: 

 

O Parque Estadual do Rio Doce, uma das maiores reservas de Mata Atlântica em Minas Gerais, abriga mais de 36 mil hectares de flora e fauna diversificadas, criando um habitat ideal para onças-pintadas e outras espécies. Esta biodiversidade, incluindo uma variedade de presas como roedores, capivaras e cutias, sustenta a cadeia alimentar dos felinos, facilitando sua sobrevivência e reprodução.

Foto: reprodução

 

Caso você cruze com uma onça, o que fazer?

Diante do risco potencial, o Major Porto aconselha a população a manter distância e não procurar o animal, reiterando que, ao perceber a presença humana, a onça tende a se afastar naturalmente. No entanto, caso uma pessoa se depare com o felino, especialmente em situações onde o animal possa se sentir acuado, é crucial manter a calma e evitar confrontos diretos, já que a onça pode se defender agressivamente.

Foto: reprodução

 

Projeto Onças do Rio Doce

O Major enfatizou a importância do Projeto Onças do Rio Doce, uma iniciativa de monitoramento da população de onças na região do Vale do Aço e no entorno do Parque Estadual. Este projeto visa avaliar o número de indivíduos e os impactos ambientais que podem afetá-los, proporcionando dados essenciais para a preservação da espécie e para a educação da comunidade local sobre como conviver harmoniosamente com esses predadores.

Foto: Marcelo Augusto / Plox

 

A presença da onça-pintada tão próxima à área habitada ressalta a necessidade de respeito e cautela. O Major Porto destaca a importância de reconhecer o felino como um animal selvagem e perigoso, aconselhando a população a respeitar seu espaço e evitar qualquer tentativa de interação direta.

Destaques