Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

CPI dos atos do dia 8 de janeiro perde força no Senado

Após dois meses, apenas 15 senadores confirmaram suas assinaturas, abaixo do número mínimo de 27 necessárias

21/03/2023 às 13:41 por Redação Plox

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, proposta pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil), enfrenta dificuldades e provavelmente não será criada. Inicialmente, 42 senadores assinaram o pedido para investigar os atos do dia 8 de janeiro em uma comissão parlamentar do Senado. No entanto, após dois meses, apenas 15 senadores confirmaram suas assinaturas, abaixo do número mínimo de 27 necessárias. Com isso, o pedido de CPI não pode ser confirmado e perdeu a validade.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.

Retirada de assinaturas

Nove senadores aliados ao Palácio do Planalto retiraram suas assinaturas, enquanto outros 20 senadores não se manifestaram. A lista dos senadores que retiraram seus nomes da CPI inclui Flávio Arns (PSB-PR), Humberto Costa (PT-PE), Leila Barros (PDT-DF), Fabiano Contarato (PT-ES), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Zequinha Marinho (PL-PA), Zenaide Maia (PSD-RN), Weverton Rocha (PDT-MA) e Angelo Coronel (PSD-BA).

Mobilização da bancada governista

Inicialmente, a bancada governista se mobilizou para abrir a CPI que iria investigar os atos antidemocráticos. No entanto, com a orientação do Palácio do Planalto para que a comissão não fosse instalada, o cenário mudou, e apenas a oposição se mobilizou para abrir a CPI. O líder do governo no Senado, o senador Randolfe Rodrigues (Rede), chegou a afirmar que a CPI seria fundamental para apurar os ataques às sedes dos Três Poderes. "A senadora Soraya protocolou ainda ontem e acredito que já temos o número mínimo e defendo a instalação imediata desta CPI", afirmou Randolfe. Contudo, semanas depois, o líder de governo mudou de posição e passou a ser contra a abertura da CPI.

 

Compartilhar a notícia

Veja também
Liderança evangélica critica falta de diálogo do governo Lula
POLíTICA

Liderança evangélica critica falta de diálogo do governo Lula

Gilberto Nascimento afirma que governo insiste em pautas contrárias aos valores cristãos

POLíTICA

Bolsonaro comparece ao velório da bispa Keila Ferreira e presta homenagem

Líder conservador esteve na cerimônia fúnebre na Assembleia de Deus do Brás, em São Paulo, ao lado de familiares e autoridades políticas

POLíTICA

Prefeitura de Timóteo esclarece obras no trevo do Olaria e prevê retomada em março

Problema estrutural na drenagem exigiu escavação e substituição de manilhas inadequadas

Reprodução
POLíTICA

Pedido de impeachment contra Lula é protocolado por deputados devido a declaração sobre o Holocausto

Parlamentares argumentam que as comparações feitas pelo presidente entre a ação militar de Israel e o Holocausto representam crime de responsabilidade

para você
com neymar.jpg
ESPORTES

Morre 'André Balada', ex-atacante do Atlético-MG

Atacante teve passagens por vários clubes do Brasil e do Mundo

aaa
POLíCIA

Carro fica destruído ao pegar fogo em Ipatinga

Bombeiros controlam incêndio em carro no centro da cidade; causas ainda são investigadas

Crise nos Correios reacende debate sobre privatização e revela perdas bilionárias
ECONOMIA

Crise nos Correios reacende debate sobre privatização e revela perdas bilionárias

Estatal tenta cortar custos e prorroga programa de demissão voluntária para evitar prejuízo de R$ 3 bilhões em 2025

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.
EMPREGO

Unidades do Sine no Vale do Aço oferecem mais de 350 vagas de empregos; veja lista

As principais ofertas são nas funções de assistente social, servente de obras, técnico de segurança do trabalho e nutricionista