Plataforma PROA Abre 4 mil vagas em MG para capacitação de Jovens em busca do primeiro emprego

Curso gratuito oferece formação e possibilidade de emprego para estudantes de escola pública

Por Plox

21/03/2024 09h47 - Atualizado há cerca de 1 mês

A Plataforma PROA anunciou a abertura de 4.000 vagas destinadas a jovens mineiros que desejam ingressar no mercado de trabalho. O curso gratuito é voltado para estudantes que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de Minas Gerais. Os interessados têm até o dia 14 de abril para realizar sua inscrição.

 

Foto: Divulgação/PROA

Para se candidatar, é necessário acessar o site oficial da Plataforma PROA, onde o candidato deverá realizar um teste inicial abrangendo questões de língua portuguesa, matemática e análise de perfil. Após a aprovação neste teste, segue-se a etapa de preenchimento dos dados pessoais para efetivação da matrícula.

Segundo Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, "Cerca de 85% dos jovens conseguem emprego após a conclusão do curso que qualifica o estudante para entrar preparado no mercado de trabalho". Este dado ressalta a eficácia do programa na inserção dos jovens no ambiente profissional.

O programa de capacitação tem início previsto para 27 de maio, com uma carga horária total de 100 horas, divididas em quatro módulos principais: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Além disso, os alunos participarão de encontros semanais ao vivo, conduzidos por tutores especializados.

Além dos módulos principais, os estudantes podem optar por um módulo adicional, que oferece uma trilha técnica em uma das oito carreiras disponíveis, cada uma apoiada por grandes empresas do mercado. Entre as opções estão áreas como Administração, Logística, Excel e Power BI, Varejo, UX Design, Promoção de Marcas, Educação Financeira e Atendimento a Clientes.

Ao finalizar o curso, os participantes receberão um certificado de conclusão e terão acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego, ampliando suas chances de inserção no mercado de trabalho. Para ser elegível, é necessário ter entre 17 e 22 anos, residir em Minas Gerais e estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em uma instituição pública de ensino.

 

Destaques