Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

PL institui Dia Municipal em Memória às Vítimas da Covid-19 em Timóteo

A data escolhida simboliza o registro do primeiro óbito pela doença no município

21/05/2021 às 11:40 por Redação Plox

Em reunião ordinária realizada na tarde dessa quinta-feira (20), os vereadores de Timóteo aprovaram um projeto que institui o Dia Municipal em Memória às Vítimas da Covid-19 em 26 de maio. A data escolhida simboliza o registro do primeiro óbito pela doença no município, que ocorreu na madrugada do dia 26 de maio de 2020. 

De acordo com o Legislativo, o objetivo do PL é não deixar cair no esquecimento os momentos de dor, medo e incertezas que a pandemia provocou em todos, enfatizando a importância da manutenção, difusão e valorização do sistema público e gratuito de saúde do povo brasileiro. Pela matéria, que tem como autor o vereador Beto do Estofamento, os edifícios públicos deixarão as suas bandeiras a meio mastro para homenagear as vítimas da Covid-19. 

Foto: CMT

 

Outra matéria aprovada na área da saúde foi o projeto de nº 4.329 que institui o Dia de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia a ser comemorado, anualmente, no dia 12 de maio e passa a integrar o Calendário de Eventos Oficiais de Timóteo. A data, já internacionalmente consagrada, servirá como instrumento de política pública em saúde e nela poderão ser realizadas palestras, debates e ações correlatas com profissionais da área sobre a conscientização e orientação da doença. A iniciativa do vereador Beto do Estofamento visa atender à demanda de parte da população que é acometida pela fibromialgia, doença crônica que causa imensas dores e transtornos aos seus pacientes. 

Aprovado ainda o PL nº 4.330, que institui o Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Tabagismo a ser comemorado anualmente no dia 29 de agosto, quando o Executivo promoverá ações para conscientização das pessoas com relação ao tabagismo, bem como os males para a saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano.

 


 

Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Governo brasileiro responde a crítica dos EUA sobre decisão de Moraes envolvendo a Rumble

Itamaraty rejeita manifestação americana e defende autonomia do STF

plox
POLíTICA

Bolsonaro visita filho no Congresso e responde a jornalistas

Ex-presidente foi ao Congresso Nacional visita filho Flávio Bolsonaro, senador da República, na tarde desta quinta-feira (18)

Pouca adesão marca ato de 1º de Maio com Lula e ministros em São Paulo
POLíTICA

Pouca adesão marca ato de 1º de Maio com Lula e ministros em São Paulo

Evento sindical contou com apoio governamental e patrocínio da Petrobras mas não atraiu grande público

POLíTICA

EUA criticam bloqueio de plataformas e multas a empresas americanas no Brasil

Gabinete do Departamento de Estado afirma que medidas contrariam valores democráticos e liberdade de expressão

para você
GERAL

Excesso de veículos e acidentes bloqueiam rodovias na volta do feriado em MG

Congestionamento de mais de 10 km é registrado entre Caeté e Belo Horizonte, na BR-381, durante a tarde deste domingo.

Novo exame de HPV com autocoleta será oferecido pelo SUS a partir de maio
SAúDE

Novo exame de HPV com autocoleta será oferecido pelo SUS a partir de maio

Minas Gerais deve ser um dos primeiros estados a adotar o exame molecular de DNA-HPV no lugar do tradicional papanicolau

Pixabay
ECONOMIA

Queda no preço do petróleo pode baratear gasolina no Brasil

Preço do barril de petróleo sofre queda expressiva; especialistas preveem impacto no valor da gasolina no país.

viagem
LAZER

Compras de passagens aumenta mais de 90% na Black Friday, aponta pesquisa

São Paulo, Rio de Janeiro e Recife fecham o top três dos destinos nacionais mais vendidos na data