Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Vale do Aço: Parque Estadual do Rio Doce inicia trabalho de estruturação de trilhas para ciclistas

Ação visa o desenvolvimento e estímulo às atividades recreativas dentro do Perd e é feito em parceria com ciclistas da região

21/06/2023 às 19:03 por Redação Plox

A pratica do ciclismo cresceu bastante na Região do Vale do Aço, Minas Gerais, nos últimos anos, principalmente entre os praticantes que buscam por trilhas e locais em meio a natureza. Um desses locais é o parque Estadual do Rio Doce (Perd), que iniciou um trabalho de estruturação de trilhas, principalmente visando as seguranças do ciclistas.

De acordo com os responsáveis pelo Perd, o parque tem como um dos seus principais atrativos turísticos as trilhas, que revelam toda a exuberância do maior maciço de mata atlântica de Minas Gerais e terceiro maior complexo lacustre do Brasil.

Foto: divulgação/ Perd

 

Por isso, a gestão da unidade iniciou o trabalho de estruturação das trilhas já abertas para turistas. Sendo assim, os locais ficam apropriados também para a prática do cicloturismo e mountain bike. A primeira trilha a receber as melhorias será a do Angico Vermelho.

O projeto nasceu da necessidade legal do desenvolvimento e estímulo às atividades recreativas dentro do Perd, aliado à observação do crescente movimento do cicloturismo na Região Metropolitana e Colar Metropolitano do Vale do Aço e desejo de incluir, de forma mais abrangente, os ciclistas como público do parque.

Para o analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas, Gabriel Ávila, o projeto irá proporcionar para os ciclistas nova oportunidade de destino e diversão, já o parque irá ganhar aliados para conservação ambiental e aumentará ainda mais sua visibilidade.

“O cicloturismo está em franco crescimento na região do Perd e existem diversos grupos organizados para a atividade. Na visão da gestão do Perd, o cicloturista é um nicho de visitante com grande potencial de se tornar usuário do parque que possui, em geral, consciência ambiental bem desenvolvida, já que seu esporte é quase sempre praticado em ambientes rurais e naturais”, destaca o analista.

 

Testes e adaptações
Para iniciar o projeto de estruturação das trilhas para o cicloturismo, foi escolhida a trilha do Angico Vermelho, que possui 1,5 quilômetro, fácil acesso, menor volume de visitação e topografia suave. Neste mês, representantes de grupos de ciclistas foram convidados a fazer o percurso para reconhecimento e sugestões de adaptações necessárias.

Foto: divulgação/ Perd

 

Uma das representantes dos ciclistas, Ildebra Pizza, a Deia Loba, falou sobre a ação do parque e da importância do projeto ser construído de modo colaborativo junto aos ciclistas. “Achei super importante a atitude de nos procurar, pois é uma trilha feita para ciclistas e nada melhor que os próprios ciclistas estarem juntos para fazermos algo bacana e com segurança. Quando houver a abertura da trilha para o ciclista será uma festa. Todo o lugar que vamos, nos preocupamos para conservar o lugar do jeito que encontramos. Desse modo, o Parque está abrindo as portas para a gente e nós façamos a nossa parte conservando”, pontua Deia.

Agora, será realizado o levantamento das benfeitorias a serem executadas na trilha do Angico Vermelho para a recepção dos ciclistas e posteriormente serão feitas as adaptações indicadas. Após aberta e em operação, a expectativa é que outras trilhas do Parque também possam ser preparadas para este público.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
Duracell acusa Energizer de propaganda enganosa nos EUA
GERAL

Duracell acusa Energizer de propaganda enganosa nos EUA

Disputa entre fabricantes de pilhas vai parar na Justiça após campanha publicitária controversa

Ipatinga promove Sábado Azul com ações sobre autismo no Parque Ipanema
GERAL

Ipatinga promove Sábado Azul com ações sobre autismo no Parque Ipanema

Evento de inclusão e conscientização sobre o autismo acontece no Parque Ipanema neste sábado (12), com entrada gratuita

GERAL

Cresce 25% a população em situação de rua no Brasil em 2024, aponta pesquisa

Número de pessoas vivendo nas ruas atinge 327.925 em dezembro de 2024, um crescimento alarmante comparado a anos anteriores.

Fabriciano
GERAL

Veja as novas medidas para bares e restaurantes em Fabriciano

Nos próximos 21 dias, ficam proibidas: utilização dos espaços públicos de lazer, prática de esportes coletivos de contato físico em todo município e funcionamento de saunas coletivas

para você
Justiça mantém demissão por justa causa após desvio em hospital
POLíCIA

Justiça mantém demissão por justa causa após desvio em hospital

Trabalhador recebeu valores da venda de sucata em conta pessoal e alegou ter agido sob orientação de superiora

Demora do MEC na compra de livros pode comprometer ano letivo de 2026
EDUCAçãO

Demora do MEC na compra de livros pode comprometer ano letivo de 2026

Falta de aquisição de materiais didáticos de Ciências, História e Geografia preocupa especialistas e pode impactar alunos da rede pública

Metade das demissões no Brasil é motivada por comportamento no trabalho
EMPREGO

Metade das demissões no Brasil é motivada por comportamento no trabalho

Pesquisa revela que convivência e inteligência emocional são tão importantes quanto habilidades técnicas no mercado atual

Atlético supera Godoy Cruz sem sustos e avança na Sul-Americana
ESPORTES

Atlético supera Godoy Cruz sem sustos e avança na Sul-Americana

Com gol de Natanael, Galo vence na Argentina e garante vaga nas quartas de final