Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

PSOL lança candidatura de Boulos à Prefeitura de SP com Lula e Marta Suplicy presentes

Lula e Marta no evento

21/07/2024 às 13:44 por Redação Plox

O PSOL oficializou a candidatura de Guilherme Boulos à Prefeitura de São Paulo em um evento na Zona Norte da capital paulista neste sábado (20). O evento contou com a presença do presidente Lula e da ex-prefeita Marta Suplicy, que será a candidata a vice-prefeita representando o PT. Esta é a primeira vez que o Partido dos Trabalhadores não terá um candidato próprio nas eleições municipais de São Paulo.

Foto: reprodução

Apoio de Lula e declaração sobre a campanha

Durante o evento, Lula enfatizou a união dos partidos em torno da candidatura de Boulos: "É importante ter em conta que o Boulos não é o candidato apoiado pelo PT, pelo PCdoB, ou pelo PV, ou pelo PDT. Ele não é o candidato apoiado, ele é o candidato desses partidos políticos. O Boulos é do PSOL, é do PT, é do PCdoB, é do PDT, é do PV, é de todos os partidos. É assim que a gente tem que tratar a campanha do Boulos". Além disso, Lula expressou sua confiança na dupla: "Eu quero que você saiba de uma coisa, Boulos: eu tenho fé e certeza que você e a Marta vão consertar São Paulo, como se fosse eu".

Projetos e propostas de Boulos

Boulos, que já disputou a prefeitura em 2020 e foi eleito deputado federal em 2022 com a maior votação de São Paulo, destacou a necessidade de um prefeito que cuide das pessoas. Ele mencionou a implementação de ensino integral nas escolas e um "mutirão para acabar com o analfabetismo" como algumas das suas propostas para a educação. Também sinalizou que pretende investir em projetos ambientais, como ônibus elétricos que emitam menos gás carbônico.

Apoio de ex-prefeitos

Lula destacou o apoio de três ex-prefeitos de São Paulo à candidatura de Boulos: Fernando Haddad, Luiza Erundina e Marta Suplicy. "Quem fez mais por São Paulo do que esses três que estão aqui?", questionou o presidente, enfatizando a experiência e a contribuição desses líderes para a cidade.

Candidatura nas eleições de 2024

Boulos tentará novamente a prefeitura após perder a eleição de 2020 para Bruno Covas, do PSDB. Covas faleceu em 2021, e o atual prefeito Ricardo Nunes, do MDB, busca a reeleição. A última pesquisa Datafolha mostrou um empate técnico entre Nunes e Boulos, com 24% e 23% das intenções de voto, respectivamente.

Apoio de outros partidos

Diversos partidos confirmaram apoio a Boulos durante o evento. A Rede Sustentabilidade, com a presença da ministra do Meio Ambiente Marina Silva, anunciou que lançará 8 candidatos a vereador, em aliança com o PSOL. O PDT também declarou apoio, oficializando 56 candidatos a vereador. O PV e o PC do B, federados com o PT, lançaram 6 e 2 candidatos a vereador, respectivamente. A coligação que apoia Boulos inclui, além do PSOL, PT, Rede, PDT, PV, PC do B, PMB e PCB, totalizando oito partidos.

Histórico de Boulos

Guilherme Boulos, de 42 anos, é coordenador do MTST e membro da direção do movimento "Frente Povo Sem Medo". Ele é filósofo, professor, ativista e psicanalista, graduado em filosofia pela USP e com especialização em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Em 2018, concorreu à Presidência da República pelo PSOL e, em 2022, foi o deputado federal mais votado do estado de São Paulo.

Compartilhar a notícia

Veja também
Após decisão de Moraes, Bolsonaro e Valdemar voltam a se encontrar
POLíTICA

Após decisão de Moraes, Bolsonaro e Valdemar voltam a se encontrar

Ministro do STF revoga restrição que impedia contato entre os dois; encontro acontece em Brasília

rosangela.jpg
POLíTICA

Deputada protocola pedido para DNIT ceder imóvel para Bombeiros em Caratinga

O superintendente afirmou que acionará a Secretaria de Patrimônio da União

REPRODUÇÃO/TV BRASIL
POLíTICA

Lula pede aos EUA para parar de "incentivar" guerra na Ucrânia durante visita à China

Ele afirmou que o Brasil e a China estão dispostos a trabalhar juntos para encontrar uma solução para a crise na Ucrânia e buscar aliados adicionais.

Moraes libera Bolsonaro para exames com exigência de comprovação
POLíTICA

Moraes libera Bolsonaro para exames com exigência de comprovação

Ex-presidente poderá sair da prisão domiciliar no sábado para atendimento médico em Brasília

para você
capa
POLíCIA

Dramático aumento de suicídios na Polícia Civil revela crise de saúde mental invisível

O objetivo é oferecer aos policiais civis uma rede de apoio que inclua acompanhamento psicológico e psiquiátrico

caixa-cidade-nobre_0.jpg
ECONOMIA

Auxílio Emergencial: agências da Caixa abrem duas horas mais cedo a partir de hoje

Mais de mil vagas abertas em cursos gratuitos do SENAI em Minas
EDUCAçãO

Mais de mil vagas abertas em cursos gratuitos do SENAI em Minas

Inscrições seguem até 4 de julho e são voltadas a jovens de 14 a 23 anos; aulas começam em setembro

TJMG abre seleção para estagiários no Vale do Aço
EMPREGO

TJMG abre seleção para estagiários no Vale do Aço

Tribunal oferece vagas para estudantes e pós-graduandos nas áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social em cidades da região e em diversas comarcas mineiras