Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Flávio Bolsonaro deixa o Brasil antes de operação da PF e gera reação política

Senador viajou para Lisboa no dia anterior à operação que impôs tornozeleira eletrônica ao ex-presidente Jair Bolsonaro; ausência provocou críticas e ironias

21/07/2025 às 11:46 por Redação Plox

A movimentação política em torno da família Bolsonaro ganhou novos contornos com a viagem do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para Lisboa, em Portugal. Ele deixou o país na quinta-feira, dia 17 de julho, apenas um dia antes de uma nova fase da operação da Polícia Federal que mirou diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu pai.


Imagem Foto: Agência Senado

A partida do parlamentar ocorreu no voo TP58, que saiu de Brasília às 17h10 com destino à capital portuguesa. Já em solo europeu, Flávio se tornou alvo de duras críticas por parte de adversários políticos e usuários de redes sociais. O deputado André Janones (Avante-MG), atualmente afastado de seu mandato, afirmou que o senador “fugiu como um rato” e que a viagem foi uma tentativa desesperada de escapar da justiça.


Enquanto isso, Flávio respondeu às acusações com ironia, recorrendo ao X (antigo Twitter) para provocar seus críticos.
"Já que me deram o trabalho de vir aqui dizer que esses ZORATES são dois ALDRABÕES, vou dar trabalho pra vocês também! Vão pesquisar no Google o que é ‘zorate’ e ‘aldrabão’ e respondam aqui nos comentários, por obséquio\

, escreveu.

A assessoria do senador confirmou a viagem, mas não informou o objetivo ou detalhes do itinerário. No entanto, destacou que Flávio encontra-se em recesso parlamentar, iniciado oficialmente na sexta-feira (18).


No mesmo dia da chegada do senador à Europa, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Jair Bolsonaro. O ex-presidente foi conduzido à Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal para instalação de uma tornozeleira eletrônica. A Justiça impôs ainda outras medidas: Bolsonaro está proibido de sair de casa entre 19h e 7h, de se comunicar com outros investigados — incluindo Eduardo Bolsonaro —, de usar redes sociais e de receber visitas de diplomatas ou embaixadores.


A operação resultou na apreensão de documentos, dólares em espécie e um pen drive na casa do ex-presidente.


Fora do país, Flávio publicou nova mensagem direcionada ao pai:
"Fica firme, pai, não vão nos calar!\

. A declaração ecoou o discurso de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se encontra nos Estados Unidos e já declarou que não voltará ao Brasil “até que a liberdade volte a existir”.

Eduardo intensificou suas ações em solo americano, promovendo encontros com parlamentares republicanos e acusando o Brasil de viver sob uma "ditadura disfarçada de democracia". Ele também tem criticado a atuação do ministro Alexandre de Moraes, responsável pelos principais inquéritos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro.


O deslocamento de dois dos filhos do ex-presidente para fora do país acontece em meio ao agravamento das investigações e ao avanço das ações judiciais que envolvem a alta cúpula do bolsonarismo. A articulação política do grupo também tem perdido força, em um momento delicado para seus principais nomes.


A repercussão da viagem de Flávio e os desdobramentos da operação da Polícia Federal seguem alimentando o debate público e movimentando os bastidores políticos do país.


Compartilhar a notícia

Veja também
Deputada indígena Célia Xakriabá passa mal após gás de pimenta em protesto
POLíTICA

Deputada indígena Célia Xakriabá passa mal após gás de pimenta em protesto

Parlamentar foi atingida por gás durante confronto entre indígenas e policiais legislativos próximo ao Congresso Nacional, em Brasília

Michelle critica presença de chanceler iraniano em evento com Lula
POLíTICA

Michelle critica presença de chanceler iraniano em evento com Lula

Ex-primeira-dama chama o presidente de 'entusiasta de terrorista' após encontro com representante do Irã no Brics

trenzinho
POLíTICA

Câmara analisa PL que proíbe músicas com tema sexual nos Trenzinhos da Alegria em Fabriciano

O projeto visa “proibir quaisquer tipos de músicas sensuais, com conotação pejorativo, com palavras torpes, que induz a sexualidade, estimula orgia, erotismo e uso de drogas nos Trenzinhos da Alegria"

POLíTICA

Lula discute política de checagem da Meta com ministros nesta sexta-feira

Mudanças da Meta preocupam governo sobre desinformação e soberania nacional.

para você
EMPREGO

Inscrições para estágio na Iveco Group terminam hoje com vagas em MG e SP

Subtítulo: Programa oferece benefícios atrativos e oportunidades para diversas áreas em cidades de Minas Gerais e São Paulo.

Vacina
SAúDE

Governo de Minas inicia distribuição de 400 mil doses de Coronavac para vacinar crianças

Secretária Estadual de Saúde irá detalhar cronograma e recomendações para aplicação do imunizante em pessoas de 6 a 17 anos

Criminoso invade casa, morador reage e é baleado dentro da residência em MG
POLíCIA

Criminoso invade casa, morador reage e é baleado dentro da residência em MG

Homem de 30 anos foi surpreendido por invasor armado, lutou com ele e acabou baleado três vezes em Manhuaçu

FAMOSOS

Namorado de Maiara surpreende a cantora com 'pedido de casamento' durante festa de Virginia Fonseca

Mohamed Nassar subiu ao palco, se ajoelhou e colocou um anel improvisado no dedo da sertaneja, que respondeu com um animado "eu aceito".