Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Estudantes mineiros do 7º ano passam por teste de fluência de leitura

Plataforma Elefante Letrado já soma mais de 74 mil horas de leitura em 2025 e integra o Projeto de Leitura e Escrita da rede estadual

21/08/2025 às 16:51 por Redação Plox

Cerca de 108 mil alunos do 7º ano do ensino fundamental da rede estadual de Minas Gerais estão participando do teste de fluência em leitura, aplicado desde o último dia 8 de agosto por meio da plataforma digital Elefante Letrado. A iniciativa faz parte do Projeto de Leitura e Escrita promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).


A avaliação mede o nível de fluência e compreensão textual dos estudantes. As atividades são realizadas de forma on-line, com acompanhamento de um profissional da escola. Os alunos acessam a área do teste com login e senha, leem em voz alta o texto exibido na tela, e a plataforma registra e analisa automaticamente a leitura, indicando pontos de dificuldade.


Imagem Foto: Divulgação SEE-MG

A plataforma já registra mais de 74 mil horas de leitura em 2025 entre os alunos do 7º ano, somando-se a mais de 743 mil livros acessados desde o início do projeto. Ao todo, participam da avaliação estudantes de 1.839 escolas da rede estadual.


Segundo Andrea Botelho, diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEE/MG, a ferramenta digital tem contribuído para a recomposição de aprendizagens e desenvolvimento da fluência leitora. “O objetivo é alcançar níveis adequados de fluência e compreensão, essenciais à formação dos nossos estudantes”, explicou.


Na Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Belo Horizonte, a rotina foi adaptada para garantir a participação de todos. “Levamos os alunos em grupos ao laboratório de informática. Enquanto uns fazem leitura silenciosa, outros realizam o teste com fones e microfone. Está funcionando bem”, relatou a professora Junia de Souza.


Os dados obtidos com o teste serão utilizados para diagnosticar o desempenho dos alunos e embasar estratégias pedagógicas e políticas públicas voltadas à melhoria do ensino.


A estudante Brenna Barbosa, de 13 anos, avaliou positivamente a experiência. “O teste ajuda muito no desenvolvimento da leitura e também na minha segurança para ler em público”, destacou.


A plataforma Elefante Letrado oferece acervo digital com curadoria especializada e permite o acompanhamento em tempo real do progresso de leitura dos estudantes por parte dos professores. A previsão é de que os testes sejam concluídos até esta quinta-feira (21/8).


Compartilhar a notícia

Veja também
Gustavo Nunes recebe representantes da UFOP para implantação do campus da universidade em Ipatinga
EDUCAçãO

Gustavo Nunes recebe representantes da UFOP para implantação do campus da universidade em Ipatinga

Reunião e visita técnica à área da Suplan marcam novo passo rumo à instalação da universidade no município; previsão de curso é para 2026

WhatsApp-Image-2019-06-19-at-15.42.jpg
EDUCAçãO

Mito ou verdade: PM não pode entrar em universidades?

A repressão das forças policiais na época da ditadura faz com que a dúvida persista até os dias de hoje

Primeira Olimpíada de Matemática de Maceió será lançada nesta segunda-feira
EDUCAçãO

Primeira Olimpíada de Matemática de Maceió será lançada nesta segunda-feira

Programa é financiado pela Secretaria Municipal de Educação e vai beneficiar estudantes do 1º ao 9º ano

Nova 'brincadeira' entre crianças pode causar morte súbita
EDUCAçãO

Nova 'brincadeira' entre crianças pode causar morte súbita

Desafio do desmaio viraliza nas redes e preocupa pais, médicos e autoridades em Minas Gerais