Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Operação da Polícia Federal investiga fraudes no Ministério da Saúde

Estão sendo cumpridos 15 mandados em seis estados e no DF

21/09/2021 às 20:13 por Redação Plox

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (21), uma operação para apurar fraudes na aquisição de medicamentos de alto custo por força de decisão judicial pelo Ministério da Saúde. A estimativa é que as fraudes, com pagamento antecipado sem o recebimento dos medicamentos, tenham causado prejuízo que ultrapassa os R$ 20 milhões.

A Operação Pés de Barro investiga fatos ocorridos entre os anos de 2016 e 2018, que envolveram a aquisição dos medicamentos de alto custo Aldurazyme, Fabrazyme, Myozyme, Elaprase e Soliris/Eculizumabe pela Diretoria de Logística em Saúde do Ministério da Saúde.

Segundo a PF, foram encontrados indícios de inobservância da legislação administrativa, licitatória e sanitária, além do descumprimento de reiteradas decisões judiciais, com o aparente intento de favorecer determinadas empresas.

Foto: Agência Brasil

 

A PF disse ainda que a má condução dos processos de aquisição desses medicamentos causou o desabastecimento por vários meses de seus estoques do Ministério da Saúde, com evidente prejuízo de centenas de pacientes beneficiários de ordens judiciais. A situação teria levado a óbito ao menos 14 pacientes.

Os policiais federais cumprem 15 mandados de busca e apreensão nos estados de Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e no Distrito Federal. Os envolvidos podem responder pelos crimes de fraude à licitação, estelionato, falsidade ideológica, corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e corrupção ativa.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que vai colaborar com as investigações conduzidas pelos órgãos competentes.

 


 

Compartilhar a notícia

para você
cenibra.jpg
EMPREGO

CENIBRA oferece oportunidades para jovens aprendizes e estagiários

A empresa oferece carteira assinada, bolsa de meio salário mínimo, FGTS, INSS, férias, 13º salário e vale-transporte

blob.html
POLíTICA

Candidatos à Prefeitura de Timóteo debatem hoje às 20 horas

Esse será o segundo dia de debates com os candidatos a prefeito das cidades do Vale do Aço

bola
ESPORTES

CBF apresenta calendário do futebol brasileiro em 2022

Clubes e federações conheceram proposta da Confederação Brasileira de Futebol para as datas referentes à disputa das competições em 2022

Lorena Viviani, tinha apenas 13 anos (Foto: reprodução/Instagram)
FAMOSOS

Influencer mirim perde batalha contra o câncer no interior de São Paulo

Aos 13 anos, jovem influenciadora digital que compartilhava sua luta contra a doença falece, deixando legado de inspiração.