Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Plano de expansão de radioterapia no SUS está próximo de 50% da meta

Chega a 49 o número de equipamentos instalados

21/10/2021 às 11:18 por Redação Plox

Entre janeiro e agosto de 2021, o Ministério da Saúde entregou 13 novos equipamentos de radioterapia a hospitais habilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), elevando para 49 o total de dispositivos instalados por meio do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS.

Foto: Mateus Pereira/Agecom

 

Criado em 2012 e iniciado em 2013, o plano prevê a instalação de 100 novos equipamentos de teleterapia. O objetivo é ampliar a oferta de um dos principais procedimentos no tratamento do câncer, a radioterapia, “reduzindo os vazios assistenciais e atendendo às demandas regionais de assistência oncológica” na rede pública de saúde.

Segundo o mais recente balanço divulgado sobre a implementação do plano, até o início deste mês 11 dos 49 equipamentos já instalados ainda dependiam da obtenção da licença de operação para começar a funcionar.

Além disso, havia, em agosto, mais quatro projetos de instalação em fase de execução: Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba (SC); Santa Casa de Caridade, de Bagé (RS); Hospital Universitário Severino Sombra, de Vassouras (RJ) e Hospital Cura D’ars - Sociedade Beneficente São Camilo, em Fortaleza (CE). Só para equipar o Cura D´ars, o Ministério da Saúde anunciou, em agosto do ano passado, que investiria, à época, R$ 8,5 milhões.

Em novembro de 2017, o então ministro da Saúde Ricardo Barros chegou a declarar que a expectativa era de que os 100 novos equipamentos estivessem instalados até o fim de 2019. Embora o total de equipamentos instalados ainda não chegue a 50% do previsto no plano de expansão de 2012, a análise dos balanços divulgados mensalmente revela que, com o andamento de obras paralisadas e a aprovação de projetos, a ampliação da rede vem se acelerando.

Em dezembro de 2018, havia apenas 12 projetos concluídos e 33 em execução. Um ano depois, 21 equipamentos já tinham sido instalados e 17 obras estavam em andamento. Em dezembro de 2020, o total de soluções de radioterapia entregues chegou a 36, e oito projetos estavam sendo executados.

“Temos muito orgulho de apresentar esses dados”, disse nessa quarta-feira (20) a diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, Maíra Botelho. “O objetivo é expandir e integrar o tratamento cirurgia-quimio-radioterapia, tudo em um mesmo hospital, para evitar que os usuários tenham que perambular pela rede [de saúde], perdendo tempo de tratamento”, acrescentou Maíra, ao participar de uma cerimônia na qual o Ministério da Saúde apresentou um balanço das ações da pasta na luta contra o câncer de mama.

O evento foi parte das ações do Outubro Rosa, que busca conscientizar a população em geral sobre a importância de as mulheres estarem atentas à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma doença que pode afetar até 66 mil mulheres anualmente e que é a principal causa de morte entre as brasileiras.

Segundo a organização não governamental Oncoguia, apesar de cerca de 60% dos pacientes diagnosticados com algum tipo de câncer se submeterem à radioterapia, a oferta de tratamento sempre foi uma das mais deficitárias do Sistema Único de Saúde. “A garantia de acesso à radioterapia é um dos maiores desafios do país, sobretudo no SUS”, diz a organização em sua página na internet.

Compartilhar a notícia

Veja também
Fabriciano
SAúDE

Fabriciano vai ganhar laboratório de biologia molecular 100% SUS

A iniciativa da administração municipal visa dar celeridade aos resultados dos diagnósticos por meio da técnica Real Time PCR, que é considerado o método mais eficaz para detectar o vírus

((FLÁVIO CARVALHO/WMP BRASIL/FIOCRUZ))
SAúDE

Ministério da Saúde alerta para aumento de casos de febre oropouche no Brasil

Amazonas e Rondônia lideram com mais de 4 mil ocorrências entre os estados afetados pela doença

Ipatinga recebe kits de telemedicina e novos aparelhos do Novo PAC para reforçar a saúde básica
SAúDE

Ipatinga recebe kits de telemedicina e novos aparelhos do Novo PAC para reforçar a saúde básica

Município foi contemplado com equipamentos que qualificam atendimentos nas UBS’s e ampliam acesso à saúde com foco em áreas remotas

WhatsApp Image 2020-06-25 at 11.10.38.jpeg
SAúDE

Prefeitura de Fabriciano inaugura UPA 24h

A UPA 24h está localizada na avenida Maanaim, no bairro Sílvio Pereira II

para você
ESPORTES

Cruzeiro realiza pagamento da terceira parcela da Recuperação Judicial a credores trabalhistas

Clube cumpre cronograma de recuperação judicial sob gestão de Pedro Lourenço

Ministro minimiza apagão que atingiu 13 estados e o DF
POLíTICA

Ministro minimiza apagão que atingiu 13 estados e o DF

Alexandre Silveira afirma que pane foi isolada e destaca agilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico na resposta ao problema

ECONOMIA

Mercado aguarda aumento da Selic para 11,25% nesta semana

Relatório Focus revela expectativa de elevação dos juros pelo Copom, com taxa atualmente em 10,50% ao ano

Universidade abre 80 vagas de Medicina para beneficiários da Reforma Agrária
EDUCAçãO

Universidade abre 80 vagas de Medicina para beneficiários da Reforma Agrária

UFPE cria turma extra em Caruaru exclusiva para público atendido pelo Incra; citação ao MST por vereador gera repercussão